Híbridos de notebook e tablet: como funcionam e qual escolher

Você já ouviu falar nos dispositivos que mesclam características de notebook e tablet? Saiba mais sobre os híbridos!

Se é superútil ter um notebook e muito cômodo contar com um tablet, imagine encontrar as características desses dois dispositivos em um único aparelho. Os chamados híbridos de notebook e tablet ganharam espaço no mercado desde 2012, com a chegada do Windows 8. O sistema operacional da Microsoft veio com uma interface totalmente redesenhada para explorar ao máximo a experiência de toque na tela. Não demorou para os híbridos se aproveitarem disso e se firmarem no mercado.

A ideia é simples: trazer toda a experiência de uso de um notebook Windows – com pacote Office e alto poder de processamento e memória – somada à comodidade de um tablet com sua tela touchscreen e leveza. Cada vez mais modelos vão chegando ao mercado e empresas como HP, Asus, Positivo, Dell, Lenovo e até a própria Microsoft têm investido na ideia. E se você está pensando em adquirir um agora mesmo, não se preocupe. Listamos várias dicas para você ficar bem atento na hora da sua escolha!

Preço

Variam entre R$ 1000 à R$ 4000 e tudo depende das características do dispositivo escolhido – memória RAM, processador e por aí vai. Quanto maior forem, mais alto será o preço. Mas como já há vários modelos disponíveis no mercado, é possível escolher qual opção melhor se encaixa no seu orçamento.

Características

E já que acabamos de falar nisso, dê uma conferida nas características do modelo escolhido: a quantidade de memória RAM, responsável pelo acesso e leitura dos arquivos; o espaço disponível para armazenamento de programas e mídias; e o número de núcleos do processador. Eles são responsáveis por tornar a sua usabilidade fluída e darão poder ao seu dispositivo.

Conexão 3G/4G

Você está satisfeito usando apenas internet Wi-Fi ou precisará estar conectado a todo momento? Fique atento a esse detalhe na hora de escolher o seu híbrido. Com certeza, essa funcionalidade fará toda a diferença na sua experiência de uso, como também no preço, que ficará um pouco mais salgado.

Tela e tamanho

Como você pretende usar o seu dispositivo? Essa resposta é fundamental para escolher o tamanho e a resolução da tela. Esses fatores são responsáveis por trazer qualidade à imagem, principalmente, se você costuma assistir muitos filmes, editar fotos ou é viciado em games com gráficos poderosos. As telas com 2.560 x 1.440 pixels de resolução, por exemplo, são perfeitas para trabalhar com fotografias, mas há opções mais modestas disponíveis no mercado. Quanto ao tamanho, os modelos variam entre 10 a 13 polegadas. Em resumo, os menores trarão uma experiência mais próxima a dos tablets comuns, enquanto os maiores se aproximarão mais ao notebook.

Design

A parte mais legal dos híbridos é o seu design diferenciado. Há modelos que permitem girar a tela para variar entre tablet e laptop, outros em que é possível soltar a tela do teclado e usá-lo apenas como tablet, alguns que possibilitam prender a tela no teclado para escrever sobre ela e por aí vai.  Veja qual deles chama mais a sua atenção e escolha o mais útil para a sua experiência de uso.

Com todas essas dicas, deu vontade de comprar um híbrido agora mesmo, não é? O que você acha desses dispositivos inovadores? Conte nos comentários!

Tags: