Quando devo informar meu número de telefone na internet?

Os tempos mudaram. Historicamente, os números de telefone eram utilizados somente por amigos, vendedores telefônicos e contatos pessoais e profissionais. Hoje em dia, é muito mais fácil falar […]

Os tempos mudaram. Historicamente, os números de telefone eram utilizados somente por amigos, vendedores telefônicos e contatos pessoais e profissionais. Hoje em dia, é muito mais fácil falar com estranhos. As corporações e os criminosos usam ligações e texto para nos bombardear de forma barata com anúncios e golpes. Mas informar seu número na internet é frequentemente útil e às vezes até necessário. A pergunta é: quando e onde? É imprescindível saber que sites e serviços valem o risco. Aqui estão os três principais riscos, como obter números e como evitar que obtenham o seu.

 

Os que querem seu dinheiro

As empresas reinventaram o telemarketing para o século XXI. Anunciadores utilizam computadores potentes para enviar mensagens de texto e voz a milhões de números ("spaming"). Spamming acontece com quase todo mundo, incluindo a mais de dois terços dos usuários de telefonia celular nos Estados Unidos. É só um incomodo, mas há formas singelas para evitá-lo. Não indique seu número em qualquer diretório público sem uma boa razão. Para sites que requerem uma conta, proporciona seu número de celular somente quando outros usuários ou administradores do sítio podem necessitá-la para entrar em contato com você. E sobre tudo, evita dar seu numero em qualquer site com uma história de falta de segurança (as empresas fazem frequentemente falsas contas para encontrar números nos meios sociais).

 

Os que querem todo seu dinheiro

Um relatório publicado em fevereiro encontrou que o Brasil tem o quinto-maior índice de roubo de identidade no mundo. Felizmente, há poucas situações nas que alguém pode te suplantar só com seu número de telefone. Um ladrão com seu número provavelmente o usará para te ligar ou enviar mensagem, fazendo-se passar por uma organização ou empresa. Provavelmente usarão a informação que compartilhou on-line (por exemplo, seu banco ou seu local de residência) com a esperança de que lhes dará detalhes econômicos ou pessoais sensíveis. Deve saber que informação pessoal publicou on-line. Desta forma, um ladrão não pode enganar você lendo a informação que você mesmo publicou.

 

Os que têm muito tempo

Se você não for uma figura pública, provavelmente nunca receberá ligações telefônicas assediantes só porque seu número está on-line. Se quiser deixar menor o risco, compartilhe seu número só com amigos próximos. Em um serviço de correio eletrônico seguro, isto não é difícil. Nos meios de comunicação social e outras contas, é fácil esquecer que um misterioso conhecido pode ver sua informação de contato. Utilize uma política de "amigos próximos" nos meios sociais, ou omita completamente seu número de telefone.

 

O novo "senso comum"

Há vários temas aqui: em caso de dúvida, não publique seu número. Sempre se pergunte se o contato, site ou serviço tem uma necessidade legítima. Evite dar seu telefone para contatos misteriosos, ou a outros sites que provoquem qualquer tipo de suspeita. Se um site passar todas estas provas, considere o uso de um motor de busca para verificar sua reputação. Por último, tenha sempre um guardião digital a seu lado e em todo momento. Use um software para identificar e bloquear os golpes e Spam. PSafe Suíte (disponível para o Android, PC, MAC e navegadores Web) está disposto a ajudar quando o senso comum não é suficiente, e pode manter seu número de telefone seguro, inclusive dos golpes mais inteligentes.