9 iniciativas inovadoras que fazem uso da tecnologia

Com a população cada vez mais conectada, algumas empresas estão indo na contramão e encorajando seus consumidores a deixarem a tecnologia de lado.

Um estudo divulgado mês passado pela Cisco Visual Networking Index, que analisou e projetou o tráfego global de internet entre os anos de 2013 e 2018, indica um crescimento anual de 9,6% no número de usuários na América Latina e prevê que os países da região cheguem a 2018 com 371 milhões de conectados. Globalmente, até aquele ano 52% da população (3,6 bilhões) terão acesso à internet e existirão 2,7 dispositivos por pessoa, sendo metade das conexões pela rede móvel.

A velocidade do tráfego da internet também vai crescer 2,6 vezes até 2018, passando de 6 Mbps para 16 Mbps na América Latina. Na Ásia-Pacífico, sobe dos atuais 18 Mbps para 48 Mbps. Na América do Norte, sai de 18 Mbps para 43 Mbps. O estudo também mostra o aumento da cobertura wi-fi.

Com a população cada vez mais conectada, algumas empresas estão seguindo na contramão e encorajando seus consumidores a deixar a tecnologia um pouco de lado para aproveitar melhor o contato com amigos e realizar outras atividades durante algumas horas. Confira a seguir ideias criativas no Brasil e ao redor da América Latina. 

1. ?No Me ¡Venga! con Wi Fi

 

O bar de tapas de Tatuapé, em São Paulo, mudou os nomes das conexões wi-fi do estabelecimento para passar recados aos clientes. Sempre que alguém perguntava a senha, a rede aparecia com mensagens como “aproveite o momento” ou “esqueça o celular”.

ação em bar venga wi fi

2. Polar: Anulador de celular

A marca de cerveja gaúcha lançou, em agosto do ano passado, um cooler que bloqueia o sinal 3G, 4G e wi-fi dos celulares.

 

 

3. Mecanudo Bar Hostel

O hostel de Córdoba, na Argentina, colocou jarras nas mesas para que os hóspedes deixassem seus smartphones em troca de descontos e recompensas.

 

4. PeixeMorrePelaBoca.com.br

Desenvolvido com a missão de encorajar os usuários a pensar mais sobre o que postam online, o site interativo brasileiro exibe mensagens como “não propague a vergonha alheia” e “compartilhar não é pensar”.

5. WOK: La mejor conversación

Em novembro do ano passado, na Colômbia, a rede de restaurantes asiática WOK veiculou campanha encorajando clientes a deixar os smartphones na mesa enquanto comiam com os amigos.

campanha wok la mejor conversasion

6. Castillo de Molina: Cell Parking 

A marca de vinhos chilena Castillo de Molina realizou, em fevereiro deste ano, uma campanha no México em que clientes de restaurantes foram convidados a trancar seus celulares em armários antes de sentarem-se à mesa. Quem concordou, como brinde, ganhou uma garrafa de vinho.

 

 

7. UNE: wi-fi ambulante

Para divulgar o serviço 4G LTE, a empresa de telecomunicações colombiana distribuiu roteadores a vendedores de rua para que eles pudessem oferecer a pedestres livre acesso à internet. Em uma ação que agregou mais um serviço ao produto oferecido por esses vendedores.

 

 

8. Guaraná Antarctica: The Post Brothers

O aplicativo de Facebook lançado pela marca de refrigerante permite que usuários peçam a opinião dos amigos sobre um vídeo antes de publicá-lo na rede social. Através da ferramenta, três amigos podem dar o feedback dizendo se o conteúdo vale ser postado ou não.

9. American School Way

A escola inglesa de Bogotá promoveu um jogo no Facebook que dava ingressos gratuitos para o Festival de Música Estéreo Picnic. A mensagem era clara: “Estamos cansados de concursos por curtidas”. Em vez de curtir o post para ganhar, os jovens tinham que participar do game para testar seus conhecimentos musicais.