Iniciativas estimulam a reciclagem em troca de créditos e benefícios

Reciclou, levou: quem se compromete com a sustentabilidade já pode ganhar descontos na conta de luz e até crédito em dinheiro ou mercadorias.

A Terra já abriga mais de 7,3 bilhões de pessoas. Somos tantos e tão desordenados que esgotamos cada vez mais cedo os recursos naturais que o planeta pode renovar sozinho.

E, a despeito da intensificação de fenômenos como o El Niño e o aquecimento global, ou até de questões mais próximas do nosso cotidiano, como a crise hídrica, ainda há quem não acredite que somos nós os principais responsáveis pela situação do planeta.

Em meio aos primeiros sinais do caos, no entanto, algumas empresas perceberam que podem, através do modelo de compensação, valorizar suas marcas ao mesmo tempo que conscientizam a população a respeito da sustentabilidade.

No Rio, passagens de ônibus em troca de lixo reciclável

Desde o dia 19 de outubro, quem passa pelo Terminal Alvorada, na Barra, zona oeste da capital carioca, já pode se beneficiar com as vantagens do projeto experimental Mobilidade Reciclada, do coletivo Benfeitoria. Nele, embalagens como garrafas PET e latas de alumínio são aceitas em troca de bilhetes de ônibus.

A compensação é simples e pode ser feita sem intermediários, através do uso de uma máquina que compacta as embalagens, que depois serão encaminhadas para reciclagem na ONG Doe Seu Lixo.

Em Pernambuco, o que iria para o lixo vira dinheiro

Sim, é exatamente o que você leu. Ainda no mês de novembro, Recife vai receber as primeiras máquinas Recicletool, que permitem trocar latas e garrafas por crédito em dinheiro, depositado na conta corrente, ou mercadorias.

O cadastro pela internet, obrigatório antes do primeiro uso, é rápido e fácil. Depois de coletados, os resíduos são encaminhados a cooperativas de catadores, que dão sequência ao trabalho de reciclagem.

No estado do Rio, lixo reciclado vira desconto na conta de luz

Quem vive nas cidades de Niterói, São Gonçalo, Magé, Maricá, Saquarema, Araruama, São Pedro da Aldeia, Búzios, Petrópolis e Mangaratiba, atendidas pela concessionária de energia elétrica Ampla, pode aderir ao programa Consciência EcoAmpla, que compensa a entrega de resíduos recicláveis com descontos na conta de luz.

Basta separar o lixo de acordo com o tipo e levar até um posto de coleta. Lá, os resíduos são pesados e o valor do bônus é calculado e concedido através de um comprovante. O desconto é automático na emissão da conta de luz seguinte.

Conheça os postos de coleta do programa Consciência EcoAmpla.

Na capital paulista, embalagens viraram crédito para celular pré-pago

No ano passado, uma ação da Seda em São Paulo propôs uma ideia tão bacana quanto as que rolam agora no Rio e em Recife: bastava levar embalagens de xampu vazias (de qualquer marca) para ganhar bônus em crédito para celulares de qualquer operadora.

Infelizmente, a ação durou apenas um mês, pois fazia parte da campanha de lançamento de uma nova linha de produtos.

E na sua cidade, quais são as opções?

Pesquise as páginas da prefeitura, da companhia de limpeza e das concessionárias de serviços públicos da sua cidade. Elas podem reservar boas dicas, geralmente pouco divulgadas, sobre programas de incentivo à reciclagem. De todo modo, lembre-se: ser sustentável não depende só de compensação. Se a sua cidade contar com um plano de coleta seletiva, como Curitiba, faça a sua parte. O planeta agradece.