Integração contínua elimina possíveis bugs no desenvolvimento de apps

A chance de bugs aparecerem em uma atualização de app é imensa. Mas a integração contínua (CI) diminui a possibilidade de falhas nesse processo. Entenda!

Quando começamos a usar um aplicativo, nem imaginamos a quantidade de etapas que envolvem o seu desenvolvimento. Se não bastasse criar o app, a maioria dos desenvolvedores tem o desafio de mantê-lo em constante atualização para consertar falhas e até apresentar novos recursos. Mas imagine vários programadores mexendo juntos no mesmo código de um aplicativo! Só para começo de conversa, as chances de produção de bugs e falhas se tornam imensas. Até por isso, já existem metodologias como a Integração Contínua (continuous integration, em inglês) com o intuito de facilitar esse processo.

Conhecida como CI, essa prática exige que os desenvolvedores integrem o código de um aplicativo, por exemplo, em um repositório compartilhado. Assim, cada vez que algum programador criar uma nova atualização, o código é atualizado automaticamente nesse software para acesso comunitário de toda a equipe. E a parte mais interessante desse processo é que a própria plataforma pode realizar testes unitários na novidade para garantir que ela está funcionando de acordo com o esperado.

A PSafe é uma das empresas que adotam essa metodologia de compartilhamento e criou um sistema automatizado para execução de testes das atualizações. “Com a ferramenta, vários desenvolvedores trabalham juntos, há uma integração plena das mudanças propostas e são realizados diversos testes para garantir o funcionamento da novidade no aplicativo. Além de uma integração e controle mais eficaz entre toda a equipe de desenvolvedores, a qualidade do produto final também melhora”, conta Felipe Alves, programador da PSafe.

E a grande vantagem de integrar o código de um aplicativo é justamente esta: os erros são detectados mais rapidamente e as soluções e correções podem ser realizadas com mais facilidade. Quem se dá bem com isso, somos nós, os usuários, com aplicativos funcionando superbem e sem bugs. Maravilha, não é?

Alguém por aí já passou pela situação de atualizar um app e aparecer algum problema? Conte nos comentários!