Internet das Coisas: 70% dos dispositivos correm riscos de invasão

Estudos mostram que, com o aumento de dispositivos que podem se conectar com a internet, os ataques de hackers ficam cada vez mais iminentes.

Internet of ThingsO número de dispositivos conectados à internet só cresce.  Trata-se de um mercado que pode mover cifras bilionárias e fazer parte da nossa rotina do mesmo modo que os smartphones fazem hoje. Lógico que essa previsão faz com que muitas empresas procurem investir no novo mercado, mesmo que as ferramentas voltadas para o mesmo e suas possibilidades sejam limitadas. Porém, um estudo recente demonstra que as empresas estão investindo demais no crescimento do setor e de suas possibilidades sem voltar seu desenvolvimento para a segurança dos dispositivos.

O estudo que foi conduzido pela HP examinou dispositivos como Smart Tvs, webcams, termostatos, fechaduras, alarmes residenciais e portões de garagens. Segundo o levantamento, 70% dos equipamentos testados utilizam serviços de rede não criptografados, o que gera sérias brechas de segurança nestes aparelhos.

Também de acordo com o estudo, 8 em 10 aparelhos falharam ao requisitar senhas com uma segurança mínima de complexidade e caracteres. Esse tipo de brecha pode causar sérios prejuízos no usuário, que pode ter em risco à segurança da residência, carros e áreas inteiras de empresas que venham a utilizar essa tecnologia.

Mesmo que distante da nossa rotina, o estudo é alarmante e indica que as empresas precisam buscar soluções urgentes antes da popularização destes equipamentos.