iOS 8: conheças as novidades do novo OS da Apple

Conheça tudo que vem por aí com a atualização do iOS

Anunciado na WWDC deste ano, o iOS 8 estará finalmente disponível para download nesta quarta, 15. Algumas das novidades do novo sistema operacional de iGadgets traz elementos do Android e de apps disponíveis na Google Play, como a proteção por senha de aplicativos e arquivos, que o PSafe Total oferece já há algum tempo. O Blog PSafe preparou uma lista com os principais recursos do novo iOS. Veja ainda se o seu aparelho é compatível com a atualização.

Widgets, central de notificações e extensões

Quem tem um Android já está acostumado com os widgets, aquelas funções de aplicativos na tela inicial que aumentam a possibilidade de customização do aparelho. Apresentado como uma das grandes novidades do novo iOS, a Apple também implantou widgets, mas de uma forma diferente do seu concorrente. Em vez de colocar na tela inicial, a Apple limitou os widgets à central de notificações.

Agora será possível visualizar informações dos aplicativos de forma mais fácil e até mesmo fazer algumas funções, como aceitar ou não convites do Facebook, ou acompanhar lances em um leilão do eBay, sem precisar abrir o aplicativo.

As notificações também receberam mais funções. Será possível até mesmo responder a mensagens do iMessage na própria tela de bloqueio, sem precisar destravar o aparelho.

As extensões, ou apps que se comunicam entre si, eram uma das principais demandas para os desenvolvedores de aplicativos. Com este novo recurso será possível mesclar diferentes soluções, o que fará com que o usuário ganhe tempo.

Agora também você poderá adicionar filtros de outros apps nas imagens ou fazer traduções de sites sem precisar abrir aplicativos externos. Alguns testes bem legais foram realizados, integrando o Touch iD a um gerenciador de senhas.

Teclado

Outra novidade que chamou bastante atenção no lançamento do iOS 8 foi a possibilidade, pela primeira vez, da instalação de teclados de terceiros. Assim como no Android, será possível instalar o Swype – ou qualquer outro teclado – nos iGadgets.

Entretanto a própria Apple melhorou o teclado nativo do sistema. Chamado de Quicktype, o novo recurso tem um sistema aperfeiçoado de sugestão de palavras, que se adapta conforme a experiência do usuário. Além disso, ele será capaz de sugerir palavras de acordo com o aplicativo que está sendo usado. Se for um e-mail, a linguagem será mais formal do que no WhatsApp, por exemplo.

Integração entre dispositivos e Family Sharing

Com o novo iOS será possível transitar entre os diferentes dispositivos Apple, sem ter que pausar a tarefa que estava sendo realizada. Com a nova função, pode-se começar a digitar um e-mail no iPad e terminá-lo no iPhone ou até mesmo no Mac. Será possível atender a ligações em Macs que estiverem rodando o novo OS X Yosemite.  Além disso, a função de hotspot foi aprimorada. Será muito mais fácil compartilhar a internet entre os aparelhos da empresa.

Com o Family Sharing você poderá compartilhar arquivos e informações com toda a família de forma automática. Além de poder dividir músicas, fotos e a agenda, será possível acompanhar a localização dos outros membros da família através de um mapa. Também por uma iD Apple conjunta, você permitirá ou não a compra de aplicativos em diferentes dispositivos. Um bom recurso para quem tem crianças.

Apple Pay

Talvez o grande destaque da Apple, no dia do lançamento dos seus novos smartphones, tenha sido o atual sistema de pagamentos criado pela empresa. Não pela tecnologia em si, mas por todo o ecossistema criado por trás para fazer a novidade decolar.

Disponível apenas para os novos aparelhos (iPhone 6 e 6 Plus), por conta do NFC, o Apple Pay chega ao mercado americano com seis bancos, três bandeiras de cartão (Amex, Visa e Mastercard) e mais de 220 mil lojas parceiras, entre elas grandes franquias como McDonald’s. Para concluir a transação, basta aproximar o iPhone em um terminal e posicionar o dedo no Touch iD.

Com isso, a empresa quer fazer, de fato, o termo carteira digital se tornar realidade, coisa que o Google tenta desde 2011 com o Google Wallet.

Aparelhos que receberão o iOS 8

iPhone: 4s, 5, 5c, 5s, além dos novos 6 e 6 Plus

iPads: 2, 3, 4, Mini e Air

iPods Touch: 5ª geração

Tags: