Jogos online: como proteger sua conta com ajuda da PSafe

A PSafe listou as ameaças mais comuns ao possuir uma conta para jogar online, e relembramos alguns casos de roubo de informação envolvendo os games.

Não é novidade que milhões de pessoas ao redor do planeta se divertem em jogos online. O crescente aumento da base de usuários e um mercado que gera bilhões de dólares por ano faz com que hackers olhem cada vez mais para este segmento como um ambiente fácil para crimes virtuais.

Listamos abaixo as ameaças mais comuns e relembramos alguns casos envolvendo os games online. Saiba como se manter seguro nas várias horas de jogatina.

Ameaças:

– Lobo em pele de cordeiro: um dos grandes atrativos dos jogos online é a comunidade que eles criam. Fazer amizades com pessoas de diferentes partes do mundo pode parecer muito bom – em alguns casos rola até casamentos na vida real -, mas é na confiança em excesso que mora o perigo.

É preciso ter em mente que por trás daquele personagem simpático e prestativo do game pode ter uma pessoa mal intencionada disposta a dar o bote no primeiro sinal de desatenção. Esse tipo de player age sorrateiramente. Vai construindo a relação ao longo de meses – até anos, se for preciso. E quando menos se espera vem uma pergunta no chat: "me empresta sua conta para fazer algo?" ou "me empresta tal item?".

Nunca forneça seus dados de cadastro ou empreste itens valiosos a alguém – nem mesmo aquele 'amigo' de longa data que você conheceu dentro do jogo. Lembre-se que suas informações bancárias podem estar vinculadas à sua conta e os itens, se não valem dinheiro real, custaram, no mínimo, algumas horas da sua vida.

– Sites falsos: outro problema bastante comum são os sites falsos. Ao clicar em um link, ele te redireciona para uma página idêntica ao site do seu game preferido, e ao colocar seus dados de acesso você os envia diretamente para o servidor do hacker.

Para não cair neste golpe, basta evitar clicar em links desconhecidos e instalar o PSafe Internet. O browser possui um sistema antiphishing que bloqueia automaticamente sites maliciosos.

– Vírus: os vírus também são uma ameaça para quem joga games online. Spywares como os Keyloggers gravam tudo o que é digitado no computador com o objetivo de capturar senhas e dados bancários. Baixe o PSafe Total e mantenha o seu computador livre deste tipo de ameaça.

Dicas de proteção para quem quer jogar online:

– Mantenha as atualizações dos jogos em dia;

– Evite clicar em links desconhecidos;

– Não forneça sua senha para ninguém;

– Tenha senhas fortes;

– Quando disponível, use a verificação de duas etapas. Launch de games, como a battle.net, já vendem autenticadores.

Tags: