Leitor de tela para deficientes visuais

Voltado à inclusão dos deficientes visuais, os softwares de leitura de tela transformam informações visuais de computadores em áudio

Voltado à inclusão dos deficientes visuais, os softwares de leitura de tela transformam informações visuais de computadores em áudio. Esses programas podem ser usados por quem busca eficiência e conforto na utilização de PCs e pelos preguiçosos também.

Por meio deste tipo de software, os deficientes visuais conseguem navegar na internet e utilizar diferentes programas e aplicações. Já que o software de leitura de tela traduz as informações mostradas na tela do computador em material sonoro, indicando o que é mostrado no PC e avisando o usuário sobre suas interações e ações no ambiente.

Os softwares de inclusão são muitos, mas abaixo você encontra uma lista com os mais populares e os gratuitos. Tanto para indicação a um amigo quanto para instalação nas máquinas das empresas, permitindo a acessibilidade de trabalhadores com deficiência visual.

Lista de softwares para inclusão de pessoas cegas

Jaws

Um dos melhores softwares de leitor de tela é o Jaws, porém por ser pago, torna-se proibitivo a muita gente. Segundo os especialistas é a melhor opção para os que podem pagar por sua licença de uso. O período mais barato da licença é de 90 dias (US$ 179), mas no endereço de download você pode se inscrever para testar o produto de forma gratuita.

Virtual Vision

Gratuito para correntistas do Banco Bradesco, este software brasileiro funciona muito bem em programas como Word, Excel, Outlook, Windows Live Mail, MSN, Internet Explorer, entre outros. Para quem não tem conta no Bradesco, é necessário pagar a licença de uso no site da Micropower. O Virtual Vision está disponível gratuitamente para sessões de 30 minutos, mais que isso é exigido cadastro e compra.

NVDA

O primeiro software open source da nossa lista é totalmente gratuito e ainda pode ser modificado para receber melhorias. Baixe NVDA grátis. Você pode doar valores ao desenvolvedor por meio do link anterior.

Dosvox

O sistema Dosvox não é propriamente um leitor de telas, mas um sistema de acesso a computadores para deficientes. Possui recursos interessantes, como editor de texto, calculadora, agenda, jogos, dicionário etc. Porém, fora do seu ambiente próprio, seus recursos são limitados. Instale o NVDA e o Dosvox no seu computador. Os dois juntos apresentam um excelente resultado e você não tem que gastar nada para isso.

Outros softwares para deficientes

BR Braille – programa para transcrição de textos em braille para caracteres alfanuméricos.

Braille Creator – software que permite digitar arquivos em braille, compatível com as principais impressoras do mercado.

Dolphin – leitor de tela para cegos e ampliador de tela para pessoas com visão subnormal.

Pocket Voice – software que faz uso de linguagem pictórica, simbólica e textual para expressar sonoramente o que o deficiente é incapaz de pronunciar.

WAT – navegador personalizável para pessoas com baixa visão.