Descubra as linguagens de programação mais populares de 2014

Code Eval anuncia anualmente as linguagens de programação mais populares do ano. Confira as de 2014.

 

Anualmente a Code Eval, plataforma usada por desenvolvedores para mostrar suas habilidades, anuncia uma pesquisa revelando quais são as linguagens de programação mais populares daquele ano.

Em 2014, segundo a divulgação no site, a vencedora é a Python, pela terceira vez consecutiva, seguida de Java e da C++. A pesquisa foi realizada com base em mais de 100 mil testes feitos por mais de dois mil programadores.

Uma das linguagens que mais cresceu foi a Objective-C, com aumento de 300%. Vale destacar também o crescimento de 100% do C#, assim como o de 33% do Javascript. Por outro lado, o PHP perdeu 55% de programadores; Perl, 16%; e Java 14%.

De acordo com a Code Eval, esses dados traçam um perfil das tendências para os próximos anos e o que as empresas mais têm procurado. “Esperamos que esses dados sejam úteis para estudantes de Ciências da Computação e programadores que querem estar fora da curva”, afirmou a instituição através de seu site.

Confira a seguir a tabela completa:

 

Python: A linguagem mais popular desde 2012

Python é uma linguagem de programação criada para gerar mais produtividade e legibilidade. Entre as suas principais características estão o baixo uso de caracteres especiais, o uso de identificação para marcar blocos e pouquíssima utilização de palavras-chave voltadas para a compilação, além do coletor automático de lixo que gerencia com mais eficiência o uso da memória do computador.

A Python possui técnicas simples para alterar o comportamento da linguagem, permitindo, assim, a criação de linguagens de domínio específico. Além disso, Python é uma linguagem livre, permitindo que os desenvolvedores tenham a liberdade de modificar seu código para que ele seja rodado em plataformas que não possuam versão em Python.

Python tem conquistado uma grande popularidade entre a comunidade científica. Isso porque ela é uma linguagem expressiva, em que é fácil traduzir o raciocínio em um algoritmo. A plataforma também faz sucesso entre os programadores iniciantes, seja pela sua sintaxe fácil e limpa, boa documentação e até pela sua forte comunidade que costuma oferecer um bom sistema de suporte aos seus usuários.