Malware pode infectar caixas eletrônicos para aplicar golpes financeiros

Novo malware pode infectar caixas eletrônicos e aplicar golpes financeiros, clique e entenda esse golpe.

Todos estão acostumados com pragas digitais no computador, celular, pendrives, etc. Mas agora também existe um malware que infecta caixas eletrônicos. A ideia, claro, é aplicar golpes financeiros, roubando as informações bancárias salvas no equipamento.

O nome da ameaça é Ploutus e ele já fez vítimas no México. Sua maneira de infecção é através do CD-ROM inserido nos caixas eletrônicos. Este CD-ROM é necessário para a programação das máquinas, mas, por estar infectado com o Ploutus, acaba deixando o caixa eletrônico vulnerável aos ataques. Assim, o hacker consegue ter total acesso ao aparelho, tanto pela interface do computador quanto através de um teclado externo.

A partir daí, o cibercriminoso recebe todas as informações necessárias para o golpe, inclusive os códigos que ativam os caixas eletrônicos. Com isso, o hacker tem a possibilidade de abrir a máquina sem arrombar e fazer o que desejar sem risco de ser pego. Para os usuários dos caixas eletrônicos, o risco é menor. Mas os dados bancários dos usuários do equipamento podem ser facilmente acessados e novos golpes podem ser praticados.

Aqui no Brasil ainda não há informações de que esse golpe tenha sido realizado. De qualquer forma, é importante manter a atenção não só ao usar o internet banking, mas também o caixa eletrônico. Em caso de qualquer dúvida, troque de equipamento e mantenha a sua segurança.

Tags: