Manter o wi-fi ativo consome a bateria do celular

Normalmente, deixamos a conexão wi-fi sempre ativa em nossos celulares, mas isso pode estar consumindo muito mais bateria do que você imagina.

Quem não gosta de um wi-fi que já se conecte automaticamente? Por isso, é comum deixarmos o wi-fi sempre ativado nos nossos celulares ou tablets. A conexão é importante para realizar várias funções primordiais e nos celulares, principalmente, é quase indispensável se conectar a um Wi-Fi para economizar o seu pacote de dados e dinheiro.

Em todo caso, manter o wi-fi ativado permanentemente reflete na sua bateria, pois, ao estar ligado, sinais são emitidos buscando conexão com alguma rede.

Para evitar o consumo desnecessário da bateria temos duas opções, a primeira é desativar manualmente o wi-fi cada vez que saímos de casa ou quando estamos em algum lugar que, com certeza, não há nenhum tipo de conexão. É bem provável que nos primeiros dias essa ação seja facilmente lembrada, mas, com o tempo, há uma grande chance de esquecermos de fazê-la.

Veja também: Pisca-piscas podem atrapalhar sua conexão Wi-Fi

Dessa forma, a segunda opção é utilizar um app para administrar as conexões, como é o caso do Wifi Connection que facilita esse processo desativando ou ativando automaticamente a conexão wi-fi dos nossos aparelhos quando não estamos conectados a uma rede.

Isso só é possível porque o app monitora a linha telefônica ligada ao dispositivo e através de estatísticas determina se o wi-fi será ativado ou não em caso de mudança de antena. Também podemos configurá-lo para que não funcione em modo avião, desative o wi-fi apenas manualmente ou ainda indique em que períodos de tempo o app deve começar a funcionar. Por último, Wifi Connection também notifica e mostra um histórico de conexões, mas isso somente na versão PRO.

Outro aplicativo que também permite administrar facilmente as conexões de rede é o WiFi Automatic. Mas se a ideia é fazer tudo manualmente, uma boa dica é baixar WiFi OnOFF tão simples que apenas acrescenta um pequeno widget a tela de início do celular.

Tags: