Os melhores navegadores para usar no aparelho Android

Eles possuem muitas funções parecidas, mas também têm características próprias. Confira a seguir.

Grande parte dos usuários de Android tem uma dúvida em comum: quais os melhores navegadores para usar nos aparelhos com sistema operacional do Google? A briga maior fica por conta do Google Chrome, Firefox e Opera Mini, os três melhores avaliados. Eles possuem muitas funções parecidas, mas também têm características próprias.

Veja também: As vulnerabilidades de cada versão Android.

Google Chrome sincroniza com navegador do PC

O Chrome é dono de um design minimalista, e conta com um menu onde o usuário tem acesso a todas as opções, incluindo a navegação privada. Além disso, ele se adapta às cores da tela, incluindo a atualização da barra de notificações.

Outro ponto é que o Google se importou em cuidar de alguns detalhes, como fechar todas as abas na barra de notificações, e até controlar certas ações por gestos. Mais um atrativo é o eficiente tradutor do Google, que traduz sites em qualquer idioma rapidamente.

O navegador ainda traz a vantagem de poder ser sincronizado com o Chrome em sua versão para desktop, ou seja: você continua a navegação do seu tablet ou smartphone em seu computador.

Um dos melhores recursos deste navegador é a possibilidade de cadastrar e sincronizar sua conta do Gmail ao aplicativo, permitindo assim que os usuários acessem históricos de sites visitados em diferentes dispositivos móveis e computadores, e ainda o compartilhamento dos seus endereços marcados como favoritos de forma organizada e fácil.

Firefox mantém estilo da web

Contando com um bom desempenho durante o carregamento de páginas, a versão otimizada do navegador da Mozilla desenvolvida para tablets e smartphones consegue satisfazer muito bem os usuários mais acostumados com a interface deste web browser.

Ele também permite a sincronização da sua conta de cadastro no Firefox utilizada em computadores. O aplicativo possibilita o compartilhamento das informações sobre os históricos de acesso de diferentes dispositivos móveis, e também aos seus sites favoritos.

O Firefox ainda dá aos usuários a opção de configurar o aplicativo com diferentes temas, ampliar seus recursos instalando plug-ins e complementos e utilizar extensões que aumentam a conectividade com diferentes redes sociais, como o Twitter, Facebook e Google +, durante a navegação pela web.

O app tem seguido uma linha semelhante ao visto no Chrome. Mas, mesmo estando a cada dia mais minimalista, o Firefox ainda mantem uma série de ferramentas adicionais que podem melhorar a experiência do usuário. É possível personalizar o aplicativo para que ele se adapte às suas necessidades e ainda conta com o mais amplo suporte de padrões de programação para dispositivos móveis.

Opera Mini é mais velocidade

Contando com também com um visual minimalista e prático, este navegador permite que os usuários trafeguem pela internet com mais velocidade. Segundo seus desenvolvedores, seu motor permite que o carregamento dos sites seja até 90% mais rápido.

Organizando seus sites favoritos em pequenos ícones na tela inicial, o Opera Mini também conta com um espaço para fazer buscas na internet de forma imediata e bem prática, permitindo ainda que os usuários configurem sua Smart Page de forma a receber as atualizações de suas redes sociais e as informações de seus feed de notícias em um só lugar.

Este navegador ainda conta com recursos diferenciados, como a realização de buscas por termos e expressões que estejam escritos na página da web exibida, a utilização de filtros para controlar a qualidade e a resolução das imagens carregadas para seu aparelho, o bloqueio de pop-ups, e também diversas opções para transmitir conteúdos que tiverem sido copiados para área de transferência.

Tags: