Microsoft e Dropbox fazem parceria de integração com o Office

Dropbox será melhorado e terá compatibilidade mobile

Uma união vai permitir, dentro de algumas semanas, que usuários do software Office, da Microsoft, possam gerenciar e compartilhar arquivos no site e aplicativo de celular Dropbox. A parceria foi anunciada pela própria empresa de Bill Gates. Isso significa que os documentos de aplicativos como Word, Excel, PowerPoint e outros poderão ser salvos diretamente no drive virtual do serviço, ficando acessíveis em todos os dispositivos do usuário e também em versões mobile da suíte de produtividade.

Os usuários também poderão fazer o caminho contrário: editar os documentos ou planilhas diretamente pelo aplicativo do Dropbox. Todas as mudanças serão sincronizadas automaticamente entre os dois programas.

O primeiro a receber a integração será o Office para o iPad, que ganhará uma atualização nas próximas semanas trazendo esse suporte. Depois, seguem todas as outras versões, com o Dropbox se tornando um dos mecanismos padrões para salvamento e abertura de documentos, ao lado do OneDrive, da própria Microsoft, e também dos meios tradicionais de armazenamento na memória do dispositivo.

O chefe de engenharia do Office, Kirk Koenigsbauer, acredita que a pareceria foi um dos primeiros pedidos dos usuários após o lançamento do Office para iPad, que queriam “acessar seu conteúdo, onde quer que ele estevisse”.

A Microsoft garantiu que a função será incluída nas próximas atualizações do Office para Android e iOS. A integração das ferramentas em suas versões na web fica prevista para o primeiro semestre de 2015. Com a parceria, o Dropbox se compromete a criar, dentro dos próximos meses, versões de seu aplicativo para Windows Phone e tablets com Windows, sistema com o qual não tinha compatibilidade até então.

A perspectiva é de que o Dropbox possua mais de 35 milhões de arquivos armazenados, o que justificaria a aproximação com a Microsoft. Koenigsbauer, porém, ainda não revelou ao mundo quais são os pontos exatos da parceria. Ele confirmou que as empresas estão dedicando funcionários e orçamento para criar a integração.

Conheça as novas funções do Dropbox

– Editar arquivos do Office a partir do aplicativo móvel do Dropbox app e sincronizar alterações em dispositivos.

– Será possível criar um arquivo em casa e terminá-lo em movimento, na rua.

– Todas as edições serão salvas automaticamente no Dropbox.

– Os usuários poderão acessar arquivos do Dropbox a partir do aplicativo do Office e salvar novos arquivos para o Dropbox. Você vai ser capaz de sincronizar documentos sem sair do aplicativo Office.

– Também será possível compartilhar documentos através do envio de um link do Dropbox.

Tags: