Mini-CV Jeff Weiner

Conheça um pouco mais do CEO mais valorizado do mundo, Jeff Weiner.

‘O gênio dos currículos’, um chefe que muitos desejam, mas poucos podem ter. Trata-se de Jeff Weiner, 44 anos, CEO do LinkedIn e, um dos líderes mais valorizados do mundo por seus empregados com 100% de aceitação, segundo uma pesquisa Glassdoor.

Ele gosta de ficar perto de pessoas sensacionais, os melhores, que adicionem a sua visão de trabalho em equipe. Ambicioso, nasceu nos Estados Unidos em 1970 e, é formado em Ciências Econômicas por Wharton School pela Universidade da Pensilvânia.

Weiner, que trabalha no LinkedIn desde 2008, fundado pelo Reid Hoofman em 2003, levou adiante a essa empresa depois de anos fracos. Orientou os rumos da firma aos talentos corporativos e sua gestão permitiu que a rede fosse cotada na bolsa de valores em 2011 com um resultado glorioso – a diferença de seu rival, o Facebook.

Segundo se sabe, quando ele chegou à companhia, ela perdia US$ 4,5 milhões anuais, pagando faturas graças a anúncios publicitários. O executivo transformou tudo e, com base em uma boa ideia, construiu um negócio rentável.

Interessado na educação e na saúde, não é um segredo que ele destina duas ou três horas todos os dias simplesmente para pensar. Os trabalhadores da rede contam que ele sai do escritório para caminhar pelas instalações da empresa. Também gosta de trabalhar alguns dias de casa.

Colaborou em vários cargos de liderança no Yahoo! durante mais de sete anos, servindo como vice-presidente executivo da divisão da rede do Yahoo! e, liderando equipes de mais de três mil empregados. Também foi parte da Warnes Bross, onde desenvolveu um plano inicial de negócios online da produtora.

Weiner, que também participa no setor sem fins de lucro, pertence à Junta de Diretores de DonorsChoose.org e Malária No More e, afirma que o talento é a prioridade e a maior riqueza do LinkedIn.

Para fechar esta coluna, um dado curioso. Numa oportunidade, o gerente de comunicações do LinkedIn no Reino Unido publicou um tweet informando que Jeff Weiner, tinha presenteado com um iPad Mini cada um dos seus colaboradores. Que bom chefe e que sorte a deles, né?