Museu da Tecnologia de São Paulo reúne raridades tecnológicas

Confira um pouco do acervo de raridades tecnológicas que estão reunidas no Museu da Tecnologia, que fica em São Paulo.

Os fanáticos por tecnologia que viajam para a cidade de São Paulo devem colocar na programação uma visita bastante interessante: o Museu da Tecnologia. Inaugurado em 1970, reúne peças de enorme valor histórico, como um bloco de motor da primeira série produzida pela Sociedade Técnica de Fundições Gerais. 

Além de dois locomóveis do fim do século XIX, há também máquinas a vapor (inclusive duas locomotivas), turbinas e um avião DC-3. O museu fica dentro do Espaço Catavento, situado no Palácio das Indústrias – Parque D. Pedro II, no Centro, e funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

Scopus Nexus 2600: Computador de 1986 munido com UCPIntel 8088 – 8 Mhz; Rom de 16 Kb; Ram de 704 Kb, teclado com  86 teclas, memória externa com dois drives 5 1/4" dupla face e densidade,  winchester de até 40 mb. Utilizava o sistema operacional MS-DOS. 

Scopus Nexus 2600:

 

Avião Douglas DC-3: Aeronave da década de 30 com capacidade para 28 passageiros, comprada pela Vasp em 1946 e batizada de “Caparaó”. Com autonomia de voo de 8 horas, fazia a ponte aérea Rio-SP em duas horas e meia.

Aviao Douglas DC-3

Locomotiva Henschel & Sohn: A locomotiva a vapor foi importada pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro em 1937 e esteve em operação durante 40 anos para tracionar longos trens e, por isso, ficou conhecida como “Jibóia”.

Locomotiva Henschel & Sohn

Turbina: a Roda Pelton foi construída para funcionar em desníveis de água além de mil metros de altura como unidade geradora de energia. A turbina pesa sete toneladas e estava instalada na Usina Hidroelétrica de Henri Borden, em Cubatão. 

turbina

Locomóvel Alfred Wirth: A máquina a vapor sobre rodas pesa oito toneladas e foi fabricada no início do século XX. Na época, o aparelho era a principal fonte de energia em áreas remotas como fazendas no interior paulista. 

locomovel

Bloco de motor Sofunge: Foi o primeiro bloco de motores de caminhão fundido no Brasil e produzido pela Sociedade Técnica de Fundições Gerais, por encomenda da Mercedes-Benz. Um marco para indústria automobilística nacional. O vazamento do bloco foi realizado pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 21 de dezembro de 1955.

Bloco de motor Sofunge