Na China, contas de consumo são pré-pagas e têm limites individuais

O resultado da empreitada do executivo da PSafe e o seu dia a dia na Ásia, você lê aqui no Blog, todas as segundas e quartas-feiras, às 19h.

Nesta semana, descobri (na marra) uma coisa muito interessante: a forma de pagar as contas de água, luz, e gás aqui na China…

Quando aluguei meu apartamento, recebi três cartões com chip, iguais aos utilizados para crédito aí do Brasil. Vi os cartões (cada um é emitido por um banco diferente), não entendi muito bem como funcionavam e os deixei pela casa. Mas, uns dias atrás, quando fui tomar banho, às 3h da manhã, zero grau na capital da China e a água não esquentou. :/

Desci para olhar o aquecedor e descobrir o que estava acontecendo: o marcador do gás estava zerado, tinha acabado. 😮

Tomei banho gelado mesmo e, no dia seguinte, com os cartões em mãos, fui ao banco emissor do cartão de gás. Lá, descobri que o cartão é pré-pago, que deve ser carregado e inserido no medidor, neste exemplo, o de gás.

Como recarregar serviços básicos

Você enfia o cartão no medidor e ele descarrega os créditos para o relógio contador. Com isso, o gás voltou a funcionar imediatamente. Daí, percebi que os serviços aqui funcionam como os cartões pré-pagos de celular, onde você deve pagar antes pelos serviços para só então poder utilizá-los. E não tem como eu recarregar o cartão para garantir o fornecimento de gás por meses e meses. Cada cidadão tem uma cota mensal limite que pode ser comprada para consumir.

Eu comprei a recarga máxima para o gás (assim, não tomo mais banho frio no inverno), mas terei que me virar com o valor, além de fazê-lo durar até o fim do mês se quiser tomar banhos quentes.

Estou curioso para saber os limites de água e luz. Punk, não?

Sobhan Daliry

Meio paraibano meio iraniano. Fala Persa, Inglês, Português e Espanhol, mas terá que se virar no Mandarin, em Beijing. Diretor de Produto e empreendedor. Foi enviado para o outro lado do mundo com o desafio de montar o primeiro escritório da PSafe outside BraZil. O resultado desta empreitada e o dia a dia do executivo na Ásia, você lê aqui no Blog, todas as segundas e quartas-feiras, às 19h.

Tags: