Não caia em golpes: siga dicas de quem conhece

Conhecido como um dos maiores fraudadores da história, a vida de Frank Abagnale Jr. foi parar nas telas de cinema, retratada no filme “Prenda-me se for capaz”. O […]

Conhecido como um dos maiores fraudadores da história, a vida de Frank Abagnale Jr. foi parar nas telas de cinema, retratada no filme “Prenda-me se for capaz”. O vigarista ficou preso por cinco anos e depois foi solto sob condição de ajudar o governo americano e agências federais no combate a fraudes.

O golpista separou cinco dicas que podem ser úteis para você evitar cair em golpes ou impedir que suas informações cheguem às mãos de pessoas mal intencionadas:

 

Não use cheques

Eles contêm muitas informações pessoais concentradas.

Não use débito

Opte por pagar as contas em crédito, já que é mais fácil manter os controles sobre os gastos e oferece maior facilidade para cancelamentos e reembolsos.

Cuidado com as redes sociais

Não coloque localidade de residência, nem data de nascimento no Facebook e outras redes. Segundo ele, pessoas que abrem estas informações estão 98% mais vulneráveis que as demais. Não curta muitos posts, isso evita que pessoas tomem conhecimento de seus hábitos e preferências. E cuidado com a foto, já que programas de reconhecimento facial estão muito avançados.

Conheça os riscos

Reconheça a importância de utilizar sistemas mais seguros e considere instalar em seus aparelhos programas de segurança.

Cuidado com os dados dos clientes

Não abra e-mails não seguros, que podem abrir brechas para um ataque e não repasse informações a terceiros que sabidamente não tomam cuidado para protegê-las.

Tags: