Netflix gratuito? Cuidado, é um golpe para roubar seus dados

Cibercriminosos criam oferta falsa envolvendo o nome da Netflix ― e é uma cilada!

Se um dia, checando seus e-mails, você receber qualquer mensagem com uma promessa de acesso gratuito à Netflix, desconfie. Esse é o novo golpe que cibercriminosos têm usado para driblar a segurança e infectar computadores e celulares para roubar dados de usuários brasileiros — especialmente dos que não desconfiam que podem estar na mira de um golpe digital.

Leia mais: Como assistir à Netflix sem wi-fi e gastando poucos dados 4G

A tática de prometer vantagens usando o nome de um serviço ou produto popular é antiga, mas eficaz. Muita gente acha que está diante de uma oferta imperdível e clica em e-mails e banners suspeitos sem saber que vai cair numa armadilha.

Com isso, dados e informações pessoais de milhares de pessoas vão parar nas mãos de hackers, que podem usá-los da maneira que quiserem.

Como evitar essa dor de cabeça?

Para evitar esse tipo de transtorno, é importante ver a origem do e-mail (tem o domínio correto da empresa que se apresenta no texto?), notar se há inconsistências (erros de português, design pobre) e confirmar, de preferência numa fonte externa (ex.: redes sociais ou a página pública da empresa) se aquela oferta existe de verdade.

Quem quiser garantir a segurança e a privacidade dos seus dados pessoais e financeiros, porém, precisa ir além, protegendo o PC e o celular com um antivírus eficaz e atualizado.

De qualquer modo, evite clicar em links de ofertas mirabolantes e lembre-se do ditado: quando a esmola é demais, até o santo desconfia. Às vezes, uma simples busca mostra que a própria empresa já lançou um comunicado alertando seus usuários. Fique esperto!

Tags: