Golpistas utilizam indevidamente nome da Netflix para roubar dados de cartão de crédito

Falsa mensagem que circula por e-mail tem sido enviada inclusive à vítimas de fora do país

O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, identificou um novo esquema que utiliza indevidamente o nome da Netflix para roubar informações pessoais e dados de cartão de crédito das vítimas. Até o momento foram contabilizadas mais de 6 mil detecções deste golpe, que tem sido direcionado através de e-mails com link malicioso a pessoas do Brasil do também do exterior.


Como funciona o golpe?
Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, explica o esquema: “Na intenção de enganar clientes da empresa, os golpistas utilizam indevidamente o nome da plataforma de streaming. Eles abordam suas vítimas através de e-mails com um link malicioso, que as direciona para um site que se passa pelo site oficial da Netflix. Ao clicar neste link, a vítima é induzida a fornecer dados pessoais e de cartão de crédito para uma suposta atualização de cadastro. Aqueles que fornecem estas informações transmitem aos golpistas seus dados sensíveis, ficando vulneráveis a fraudes bancárias”.

Como se proteger contra golpes digitais:
Os especialistas do dfndr lab listam alguns cuidados que os todos devem ter para não cair em golpes de phishing (links maliciosos):

1 – Utilize soluções de segurança no celular que disponibilizem proteção contra ameaças digitais. O dfndr security, por exemplo, envia alertas de segurança em tempo real para seus usuários sempre que recebem um link malicioso ou uma fake news, no WhatsApp, Facebook Messenger, através de SMS ou no navegador.

Instale o dfndr security.Instale o dfndr security.
2 – Busque sempre sites oficiais das empresas para checar informações recebidas através da Internet. Desconfie de promoções, notícias sensacionalistas  e descontos.

3 – Tenha cuidado ao clicar em links compartilhados através de WhatsApp, nas redes sociais e de contatos desconhecidos de e-mail. Evite fornecer qualquer informação pessoal a sites dos quais não conhece a procedência.

4 – Na dúvida, é possível verificar se um link é falso no site do dfndr lab. A checagem de links avisa em poucos segundos se um site pode oferecer alguma característica maliciosa.

Tags: