Golpistas utilizam indevidamente nome da Netflix para roubar dados de cartão de crédito

Até o momento foram contabilizadas mais de 6 mil detecções deste golpe, que tem sido direcionado através de e-mails com link malicioso a pessoas do Brasil do também do exterior.

O dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, identificou um novo esquema que utiliza indevidamente o nome da Netflix para roubar informações pessoais e dados de cartão de crédito das vítimas. Até o momento foram contabilizadas mais de 6 mil detecções deste golpe, que tem sido direcionado através de e-mails com link malicioso a pessoas do Brasil do também do exterior.


Como funciona o golpe?
Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, explica o esquema: “Na intenção de enganar clientes da empresa, os golpistas utilizam indevidamente o nome da plataforma de streaming. Eles abordam suas vítimas através de e-mails com um link malicioso, que as direciona para um site que se passa pelo site oficial da Netflix. Ao clicar neste link, a vítima é induzida a fornecer dados pessoais e de cartão de crédito para uma suposta atualização de cadastro. Aqueles que fornecem estas informações transmitem aos golpistas seus dados sensíveis, ficando vulneráveis a fraudes bancárias”.

Como se proteger contra golpes digitais:
Os especialistas do dfndr lab listam alguns cuidados que os todos devem ter para não cair em golpes de phishing (links maliciosos):

1 – Utilize soluções de segurança no celular que disponibilizem proteção contra ameaças digitais. O seu dfndr security, é capaz de detectar links maliciosos em um toque.

2 – Busque sempre sites oficiais das empresas para checar informações recebidas através da Internet. Desconfie de promoções, notícias sensacionalistas  e descontos.

3 – Tenha cuidado ao clicar em links compartilhados através de WhatsApp, nas redes sociais e de contatos desconhecidos de e-mail. Evite fornecer qualquer informação pessoal a sites dos quais não conhece a procedência.