Novo golpe oferece falsos descontos de até R$ 2 mil

Criminosos estão usando o nome de grandes marcas para roubar dinheiro. Veja como se proteger!

Tem golpe novo na área e dessa vez os cibercriminosos estão usando o nome de grandes marcas como Extra, Dafiti, Americanas e Casas Bahia. Por isso, se você receber uma mensagem pelo celular prometendo algum cupom de desconto de até R$ 2 mil, cuidado: seus dados estão na mira e os hackers podem usá-los contra você!

Em apenas duas horas, o DFNDR, o principal aplicativo antivírus do Brasil, bloqueou mais de 5 mil tentativas desse ataque. Diferente dos golpes compartilhados por amigos no WhatsApp ou e-mail, esse chega através de propagandas que aparecem na tela do seu telefone e funciona da seguinte forma:

– A mensagem diz que, para ganhar o desconto, é preciso que o usuário cadastre suas informações pessoais – nome, CPF, data de nascimento, e-mail e até endereço para futura entrega do falso cupom.

– Após o preenchimento, e sem saber que está sendo vítima de um golpe, o usuário precisa responder algumas perguntas. Dependendo das respostas dele, ele será induzido a cadastrar o número de celular em um serviço de SMS pago. Ou, será levado para um outro site onde a cada acesso, os criminosos ganham mais dinheiro.
Além disso, com todos esses dados pessoais em mãos, eles podem roubar dinheiro de outras formas.

Imagem0
Já foram identificados mais mil sites diferentes contendo golpes similares.” Para evitar que você caia em armadilhas como esta, confira as dicas que separamos para você:

– Tenha um bom antivírus instalado no seu telefone, como o DFNDR que é capaz de identificar e remover qualquer app malicioso. Caso tenha sido cadastrado em algum programa pago de SMS, deve entrar em contato com a operadora e solicitar o cancelamento do falso serviço.

– Desconfie de promoções que não estejam sendo anunciadas no site oficial da marca / empresa. Em caso de dúvida, entre em contato com a empresa por Facebook, telefone ou e-mail.

– Não clique em nenhum link desconhecido – mesmo que enviado por amigos ou familiares. E faça sempre uma verificação de vírus no seu celular.