Novo recurso do Facebook facilita roubo de dados

Uma nova ferramenta do Facebook está causando discussões quanto à segurança.

O Graph Search, recurso implementado recentemente pela rede social, trará mais recursos, como informações sobre atualização de status, check-ins, fotos, etc.

Antes, o Graph Search apenas mostrava alguns dados sobre os perfis de usuários da rede social ou páginas cadastradas no Facebook.

A ferramenta foi apresentada como extremamente positiva, mas especialistas em segurança digital estão preocupados com os riscos do Graph Search. Segundo eles, a exposição de dados aumenta a possibilidade de hackers criarem campanhas com o objetivo de praticar o phishing, ou seja, o roubo de dados.

O ataque seria facilitado principalmente porque agora é possível pesquisar focando-se num respectivo local, grupo de usuários, em pessoas que contêm interesses similares, têm profissões semelhantes, hobbies parecidos, entre outros aspectos.

Assim, com os dados em mãos, os hackers criam as campanhas e as direcionam para aquele determinado grupo de usuários, que pode ser vítima de golpes virtuais mais facilmente.

Outro recurso do Graph Search é a possibilidade de se filtrar os resultados apresentados, dividindo-os por períodos. Ainda é possível detalhar alguns comentários realizados há meses e redescobrir posts que haviam sido esquecidos.

Como se proteger

As configurações de privacidade disponibilizadas pelo Facebook são a melhor maneira de evitar ser alvo de um ataque de phishing. Remover as configurações padrão e impor restrições é importante para evitar que todos tenham acesso ao seu perfil.

Para trocar as configurações do seu Facebook, clique no cadeado localizado na barra azul que fica no canto superior da tela. Em seguida, clique em Ver mais Configurações.

No item Privacidade, troque as configurações que desejar, mas a PSafe recomenda que você pelo menos modifique a primeira pergunta, “Quem pode ver suas publicações futuras?”, de Público para Amigos, Somente Eu ou Personalizado. Para fazer isso, é só clicar em Editar ao lado da pergunta.

Quando as opções aparecerem, selecione a opção que preferir na caixa em que está marcada a palavra Público.

Você também pode limitar o acesso a posts que fez anteriormente, clicando em Limitar publicação anteriores.

Assim, os seus dados serão privados e é mais difícil de você se encaixar em alguma categoria de ataque de phishing.

Tags: