Novo vírus pode controlar sua conta no Facebook

Em um link que aparece como uma notificação, o ataque pede a instalação de um plug-in malicioso e começa, então, a controlar a conta na rede social

Mais uma vez os cibercriminosos estão usando o Facebook como isca para infectar computadores e celulares. Em um link que aparece como uma notificação enviada por um amigo, o ataque pede a instalação de um plug-in malicioso chamado “The player”. Para se proteger, o time de segurança do DFNDR Security, o principal aplicativo de segurança do Brasil, recomenda fazer uma verificação de vírus no celular.

BOTAO_PT_antivirus_01 (2)

Assim que o usuário clica no link para fazer o download ele é infectado. No lugar do player, o usuário acaba baixando e instalando um programa malicioso (trojan) como extensão no navegador Chrome. Aí, ao acessar o Facebook, o controle da conta é roubado e o link contaminado é enviado para os contatos do usuário na rede social.

No celular, o usuário é direcionado a páginas que pedem a instalação de apps fora do Google Play ou o preenchimento de cadastros que podem gerar prejuízo financeiro. Confira se sua conta está segura a seguir.

O que fazer se sua conta for infectada

No celular, o usuário deve desinstalar o aplicativo contaminado e instalar um antivírus. No computador, é preciso remover a extensão adicionada ao Chrome. Para isso, vá em “Menu”. Depois, em “Extensões”, no menu lateral. Identifique a extensão maliciosa, toque no botão de lixeira e delete.

Tags: