Novos celulares Nokia chegam ao mercado com sistema operacional Android

A fabricante finlandesa, adquirida pela Microsoft, apresentou os modelos Nokia X, X+ e XL, primeiros aparelhos da empresa a rodar com Android, mas ainda com interface gráfica que […]

Nokia com Android (Divulgação)

A fabricante finlandesa, adquirida pela Microsoft, apresentou os modelos Nokia X, X+ e XL, primeiros aparelhos da empresa a rodar com Android, mas ainda com interface gráfica que remete ao Windows. Especula-se que esta seja uma estratégia da empresa para ganhar tempo enquanto avalia se abandona ou não a comercialização do sistema operacional Windows Phone, frente ao domínio mundial da Google, que detém 81% de participação no mercado de sistema operacional para smartphones.

Os aparelhos são modestos, têm de 4 a 5 polegadas e câmeras de 3 a 5 megapixels e prometem conquistar o público brasileiro pela beleza e pelo bolso. Na Europa, os celulares vão custar entre 89 e 109 euros, o que faz com que especialistas brasileiros acreditem que seu valor no Brasil fique abaixo de R$ 400.

Nokia com Android aparelhos

É uma experiência da Microsoft que, caso seja bem sucedida em vendas, poderá lançar novos aparelhos com Android. Por enquanto, os compradores da linha X não terão acesso à Google Play, já que a empresa de Bill Gates pretende manter um loja paralela para a venda de APPs, compatíveis com Android, evitando ficar nas mãos da Google. Difícil será brigar com a Samsung, hoje, facilmente relacionada ao sistema operacional que está dominando o mercado.

Com a mudança, os clientes Nokia poderão passar a contar com a proteção do PSafe Suite Android.

Tags: