O iOS é seguro? Descubra alguns segredos sobre seu iPhone

Já perguntou se o iOS é seguro? Então esta matéria é para você! Confira dicas para reconhecer e evitar problemas no seu iPhone.

Você provavelmente já percebeu que os smartphones estão dominando o mercado – e é claro, a vida cotidiana. Apesar do sistema Android ser o mais utilizado pela população brasileira, o iOS tem ganhado espaço entre os usuários nos últimos tempos. Adquirir o modelo mais caro e almejado do momento pode ocasionar uma sensação de maior qualidade e segurança, mas o que muitos não sabem é que os cibercriminosos estão constantemente aprimorando suas estratégias para criar e disseminar ataques cada vez mais sofisticados. Logo, surge aquela famosa pergunta: será que o iOS é seguro?

O iOS é seguro?

Todo sistema operacional de celular apresenta suas irregularidades e falhas. Todavia, muitas pessoas ainda acreditam que o iOS é 100% seguro e que essa tecnologia não pode ser afetada por golpes ou malwares.

Segundo o Emilio Simoni, diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital – é preciso se conscientizar de que ter um iOS não significa que os usuários podem ou devem ignorar todas as ameaças e riscos na internet – como phishing, malware e ramsonware – que são disseminadas na rede a todo tempo. É importante saber como proteger o seu iPhone de vírus, driblar vulnerabilidades e prezar pela privacidade e segurança dos seus dados.

Leia mais: Descubra o que é phishing, vírus, malware e outros tipos de ciberataques

Segundo uma matéria da Forbes, uma pesquisa revelou que 38% de todos os aplicativos da iOS continham vulnerabilidades críticas, sendo a grande maioria devido a imprecisões encontradas nas primeiras fases de desenvolvimento dos apps. Esse tipo de falha abre brecha para hackers, facilitando os golpes e, consequentemente, comprometendo a proteção dos usuários. O número pode ser bastante chocante, mas essa é apenas a “ponta do iceberg”.

Sintomas de um iOS com problemas

Como a popular expressão diz é melhor prevenir que remediar. Por isso, listamos 5 “sintomas” característicos de um iOS com problemas e que, geralmente, são fáceis de serem detectados:

A bateria dura pouco
Quando é notável que a vida útil da bateria diminuiu significantemente em pouco tempo ou o iPhone demora mais para ser completamente carregado, deve-se considerar como possibilidade a presença de um malware. Outro indicador pode ser a temperatura elevada, que quase sempre aponta para problemas de software: se aparelho está aquecendo mesmo sem ser utilizado, isso pode significar que um vírus está atuando em segundo plano.

O desempenho não é mais o mesmo
A presença de um malware em qualquer sistema o torna deficiente, e isso significa que ele não atuará como deveria. Portanto, é importante ter atenção a qualquer mudança de desempenho do seu iPhone. Lentidão fora do comum, aplicativos que fecham sozinhos ou travam excessivamente, por exemplo, são alguns indicativos de que algo não está bem.

Dados móveis acabam rápido
Esse é outro “efeito colateral” muito observado. Quando a conta vem mais cara que o normal, é possível que existam aplicativos maliciosos que, após instalados, são executados mesmo com a tela do aparelho bloqueada, drenando todos os créditos do seu telefone.

Atividade não realizada pelo usuário
Ligações, mensagens, postagens, curtidas e compartilhamentos que não foram realizados por você podem apontar para um caso de roubo de identidade. Se um hacker tem acesso ao seu aparelho, ele também passa a ter acesso às contas vinculadas nele.

O iPhone emite sons estranhos
Durante uma ligação, um iPhone invadido poderá emitir ruídos de fundo, frequentemente descritos como eco, chiado ou cliques. Esses sons podem ser causados por sinal fraco, interferência ou o mais indesejado: alguém escutando o seu microfone. Fique atento a qualquer som emitido pelo seu iPhone quando ele não estiver sendo utilizado.

Como proteger meu iOS de golpes

Os especialistas do dfndr lab reuniram as principais medidas para manter o seu iPhone seguro e você blindado contra golpes na internet:

Escolha uma senha forte
A senha do aparelho é a porta de entrada para todos os dados importantes que podem comprometer o usuário. O ideal é que ela seja alfanumérica (composta por letras, números e símbolos). Além disso, é importante que você tenha uma senha para cada conta online. Evite sequências como “1234abc” ou datas importantes. Os especialistas em segurança recomendam, também, a troca da senha a cada 30 dias.

Leia mais: Metade dos brasileiros usam a mesma senha em suas contas na internet

Mantenha o sistema atualizado
É essencial que o iOS esteja sempre na sua última versão, visto que hackers ocasionalmente encontram falhas na codificação que podem ser exploradas, facilitando o acesso a dados pessoais. A Apple oferece atualizações periódicas como forma de correção dessas inconstâncias, então além de proteger o seu iPhone de vírus, também promove melhorias na performance.

Faça downloads de aplicativos oficiais
Baixe aplicativos apenas na loja oficial da Apple para não correr riscos. Além disso, “antes de baixar algum app, confira também os comentários. E, se houver muitos depoimentos duvidosos, faça uma pesquisa no Google para se certificar de que aquele é um app realmente seguro”, recomenda Simoni.

Não clicar em links duvidosos
Desconfie de links que oferecem grandes promoções e descontos, principalmente se forem divulgados em apps de mensagens, como o Whatsapp. Além disso, as “fake news” também apresentam certo risco, que vão bem além da desinformação. Portanto, sempre procure saber se a informação recebida é verdadeira em fontes que possuam credibilidade. Na dúvida, confira na análise de links como o do dfndr lab. Assim, você fica sabendo se ele é perigoso em apenas um clique, sem que você precise acessá-lo.

Apostar em um antivírus de confiança
Há controvérsias sobre o uso de aplicativos de segurança para o iPhone. Mas, segundo Simoni, sempre surgirão aberturas para todo o tipo de atos maliciosos, seja no sistema Android ou iOS. Por isso, é importante manter um bom sistema de segurança instalado no celular para deixá-lo protegido. O dfndr security, por exemplo, disponível para Android e iOS, disponibiliza diversas ferramentas para te proteger contra roubo de identidade, links maliciosos, golpes e sites falsos. Você pode baixar grátis o dfndr security aqui.

Instale o dfndr security.Instale o dfndr vault.
 

PUBLICIDADE

Proteção em segundos. Instale o dfndr security.