O PSafe Total Android está de cara nova!

Aproveitamos essa "Android L" ocasião para bater um papo com a Designer de Produto Thais Souza. Fique por dentro do trabalho da sua equipe na PSafe

E agora com versão para tablet

Aproveitamos essa “Android L” ocasião para bater um papo com nossa Designer de Produto Thais Souza. Fique por dentro do trabalho da equipe comandada por ela na construção da nova interface para o aplicativo brasileiro mais baixado da Google Play, com quase 25 milhões de downloads, o PSafe Total. 

Entrevista com Thais Souza – Designer de Produto da PSafe Tecnologia

Quais os principais desafios e etapas na construção de um produto mobile?

Thais Souza – Quando falamos em design mobile, existe uma série de cuidados que devemos tomar. O primeiro deles é entender o objetivo que você gostaria de atingir com essa interface gráfica. E não necessariamente você precisa de um aplicativo nativo, desenvolvido desde o zero, talvez uma versão mobile de um site ou um aplicativo em HTML5 já possam resolver seu problema e economizar muito tempo e recursos. Daí, falando especificamente de Android, o principal desafio é construir a mesma experiência de interface nos vários formatos e resoluções que existem para os mais de 11.668 modelos de aparelhos Android e combiná-la ainda com as 9 versões existentes para o sistema operacional do Google.

Falando assim, parece até impossível. Apesar de complicado, com estudo e base em guias de interface é possível criar um projeto bom e consistente.

Quanto tempo é necessário para lançar um novo produto ou uma atualização?

O tempo necessário depende muito da lista de mudanças que terá no release. As etapas para um novo lançamento ou atualização são listar e priorizar as novas funcionalidades, correções e mudanças de interface que terão criação de fluxos e telas, desenvolvimento e testes de QA (qualidade).

Quantas pessoas estão empregadas no time de design do PSafe Total Android?

Entre desenvolvedores, designers de produto, gerente de produto e QA são 16 pessoas.

O público de Android é muito variado. O que fazer para garantir que o produto (PSafe Total Android) seja acessível e intuitivo para todos?

Com certeza, isso acontece devido a grande quantidade de aparelhos que existem no mercado, com preços e configurações de todos os tipos. O desafio da equipe nesse caso é não ter um público-alvo definido, temos desde usuários leigos até heavy users utilizando e gostando do mesmo produto. Para equilibrar essa questão, pesquisas e muitos e muitos testes são feitos para chegar a um resultado claro, com passos simples, e ainda assim com opções avançadas para quem procura algo a mais em um aplicativo de otimização e segurança para smartphones, por isso chegamos ao TOP 5 da categoria Tools na Google Play, no 4º lugar.

Desde o seu lançamento, o produto mudou de cara. Por quê?

A PSafe tem como objetivo sempre manter os padrões de interface gráfica estipulados pelo Google. Com a chegada do Android L, já começamos a adaptar o design do produto para melhorar a experiência dos nossos usuários no novo sistema operacional. Além disso, mantemos análise constante sobre a utilização do APP e suas ferramentas, incrementando as de maior aceitação e levando-as para a tela inicial do aplicativo a fim de facilitar o acesso e uso por parte dos usuários.

Quais os limites impostos por Programação ao trabalho da equipe de Design?

As limitações impostas pela equipe de Programação são limitações do próprio sistema operacional e, muitas vezes, falta de tempo para execução, problemas que são contornados em reuniões que definem se vale ou não a pena seguir com a mudança ou se a alteração pode ser realizada em um segundo momento.

Como é feito o teste de atratividade de novas interfaces?

Para deixar a interface cada vez mais atrativa usamos ilustrações, animações e tutoriais que facilitam a interação dos usuários com nosso APP. Depois, tem que esperar e testar para saber quais cairão no gosto do público. Hoje podemos destacar o Antifurto, o Cofre e a Limpeza dos aparelhos Android.

Qual o papel da interface gráfica e experiência na retenção dos usuários?

É total. E a partir delas que é possível entender melhor quem é e o que busca o público, criar e analisar métricas e construir produtos que simplifiquem os passos que o usuário precisa realizar para atingir o resultado esperado, neste caso, ter um Android mais rápido, seguro e à prova de curiosos, com agilidade e comodidade. Isso aumenta a percepção de necessidade e uso do produto ou serviço no dia a dia do usuário.

Entre as novidades desta atualização, o que você destacaria para nossos usuários e para quem ainda não tem o PSafe Total Android?

O mais interesse dessa nova interface são as principais funcionalidades separadas em CARDS, tudo direto na HOME do aplicativo, facilitando o acesso a diferentes funções que o APP oferece de forma rápida e divertida.

O que o time de Design de Produto da PSafe prepara para 2015?

O ano de 2015 será um ano muito produtivo para nossa equipe. O Psafe Total Android vai continuar gratuito, com funcionalidades cada vez melhores, outras novas, e o dever de levar aos usuários interfaces ainda mais simples, intuitivas, úteis para seu Android e bonitas. 🙂

Tags: