O que é, para que serve e como funciona um arquivo DLL

Saiba o que é DLL, como ela funciona, para que serve, e principalmente, como resolver problemas relacionados à ela

DLL é uma extensão de arquivo muito presente no Windows, seu nome é a sigla de “Dynamic Link Library”, uma biblioteca dinâmica com dados que podem ser acessados por vários programas instalados no computador. São rotinas configuradas em disco e que podem ser carregadas para execução de determinadas tarefas.

Há vários tipos de DLL que podem conter códigos, dados e inúmeros recursos programáveis. DLLs podem gerenciar a memória para um aplicativo, abrir janelas de mensagens no sistema, iniciar programas e atualizar softwares sem a necessidade de excluir o programa antes de instalar uma nova versão. Isso afeta a velocidade do computador e aperfeiçoa seu uso.

Problemas com DLL são comuns

É comum que alguma DLL apresente erros ao ser: atualizada ou sobrescrita por algum problema no Windows, paralisação súbita do sistema e DLL compartilhada que é removida ao desinstalar um programa.

Esse tipo de erro faz com que o programa ao ser executado, apresente erros e não funcione do modo correto. Para reparar esse tipo de problema, a própria Microsoft anexou um sistema que previne exclusões e atualizações súbitas em DLLs compartilhadas.

Vírus em DLL

Antes de compreender como um vírus pode se apropriar de uma DLL, precisamos entender que existem duas espécies de vírus no que respeita ao seu modo de alojamento: aqueles que são autocontidos e aqueles que precisam de um hospedeiro.No primeira caso, o vírus está contido em uma única pasta e é eliminado com a exclusão da mesmam, na segunda espécie o vírus utiliza um outro arquivo existente no sistema pois precisa dele para funcionar. 

O caso de uma DLL infectada pode parecer muito grave, só que é mais comum do que se imagina. Por isso, um simples scanner do seu antívirus é capaz de eliminar a ameaça do arquivo infectado na grande maioria das vezes.

Como resolver erros de DLL?

A melhor maneira é reinstalar o programa que utiliza a DLL defeituosa. Se o programa envolve registro por meio de serial, verifique se o mesmo apresenta opções de restauração dos arquivos, caso contrário, restaure o seu sistema Windows acessando o menu principal e pesquisando por “restauração de sistema” (sem as aspas) na caixa de busca.

Tags: