O que pode ser feito com 1GB de dados

Veja quantos dados consomem os serviços e apps preferidos para seu Android antes de escolher qual plano de dados 3G ou 4G contratar.

Desde os primórdios da internet nos celulares, os planos de dados móveis aparecem com os protagonistas dos nossos smartphones. É ele que nos permite conectar aonde quer que estejamos. Se no início as tarifas eram elevadas, a velocidade questionável e o volume de mega dados baixo, agora você disfruta da rapidez do 4G, por um preço ~razoável~ e uns quantos gigabytes de dados. Mas para quanto dá 1GB de dados?

Sabendo o que é possível fazer com essa quantidade de dados, fica mais fácil escolher o plano móvel ideal para contratar. Para umas pessoas, uns poucos mega de dados são suficientes, enquanto para outras giga e mais giga. Para todas as ações listadas abaixo vale tanto enviar como receber dados, a operadora desconta do seu plano nos dois casos, nos dois sentidos do tráfego online.

Quanto de dados consome

Apps de chat: Whatsapp

Começamos com os serviços que você mais gosta. Whatsapp, Telegram e Hangouts. Mensagens de texto têm peso entre 1KB e 2KB. Para esgotar 1GB de dados, você tem direito a trafegar entre meio milhão e um milhão de mensagens de texto nesses aplicativos.

Fotos

Para a nuvem

Para guardar ou descarregar imagens da nuvem, você normalmente escolhe as de melhor qualidade, mesmo que imprimir esteja definitivamente fora de moda. Seja qual sentido, download ou upload, vamos considerar fotos com qualidade mínima de 500KB. Neste caso, você tem dados para trafegar 2 mil fotos. Mas se assim como eu, você tem fotos de cerca de 2MB cada, então são somente 500. Parece pouco, né?

Para as redes sociais

Para compartilhar imagem com os amigos no Facebook, Twitter ou Whatsapp é normal que a foto seja comprimida. Sim, as empresas e os apps te ajudam a economizar dados para chegar até o fim do mês utilizando seus serviços. As fotos são reduzidas, mas mantém certa qualidade para visualização na tela do smartphone. O peso normal destas imagens está entre 50 e 100KB. Sendo assim, você tem o direito a trafegar entre 10 mil e 20 mil imagens com 1GB de dados.

Para baixar apps

Você precisa mais do que espaço no Android para usar apps. O tráfego de dados é importante nessa hora. Mesmo que para baixar ou atualizar apps você priorize uma conexão wi-fi, caso queira ou precise realizar a ação com o seu plano de dados, para aplicativos médios, entre 20MB e 50MB, sua cota fica entre 20 e 50 apps com 1GB de dados.

Para ouvir música no Spotify

Quer ouvir música em qualidade média? O Spotify consome em média 96 kilobits por segundo. Assim, acabar com 1GB de dados é o mesmo que escutar 1.400 minutos de música seguidos, ou 23h de reprodução. Para batidas de alta qualidade, os Kilobits aumentam para entre 160Kbs e 320 Kbs, ou 14h e 7h de festa nos seus ouvidos.

Para chamadas de VoIP

Chamadas telefônicas via internet ou apps de chats consomem o mesmo que música de baixa qualidade no Spotify. Qualquer similaridade com a qualidade das conversas que você mantém com seus amigos via voz no Whatsapp é mera coincidência. Para acabar com 1GB de dados você precisa de uma ligação de 1.400 minutos ou 23h. Por curiosidade, são 750KB por minutos.

Para chamadas de vídeo

Achou 23h muita coisa? Então você pode fazer uma chamada de vídeo. As vídeo-chamadas consomem cerca de 3.750KB por minuto. E acabam com 1GB de dados em 4h e meia. Mas se você quiser ver o interlocutor em alta qualidade, terá somente 1h e meia de conversa.

Para assistir vídeos no Youtube

O vilão do seu plano de dados é a sua diversão favorita e não depende de interlocução com ninguém. Assistir a vídeos no Youtube pode consumir por um minuto de 5-6MB, 9MB até 15MB, dependendo da qualidade do vídeo. Nesses casos, respectivamente, 480p, 720p HD e Full HD. 1GB de dados pode representar então, 3h, 2h ou 68 minutos de conteúdo audiovisual.

tabela_1GB

Tags: