O que vai substituir o SMS?

  Cresce disputa para oferecer a melhor plataforma de conexão para as pessoas mais jovens Enquanto para muitos, acompanhar o que seu amigo fez durante o dia continua […]

 

Cresce disputa para oferecer a melhor plataforma de conexão para as pessoas mais jovens

Enquanto para muitos, acompanhar o que seu amigo fez durante o dia continua sendo uma diversão, para outros virou #boring. O it do momento é o Twitter, que ficou a cara do Facebook. Agora, não basta saber o que seu amigo, ídolo ou referência fez no Brasil e no mundo, tem que tomar conhecimento disso de forma instantânea.

Bisbilhotar e receber notificações dos endereços de lançamentos e furos mundiais é mandamento entre os mais antenados, se você ainda não faz parte deste grupo que reúne informações em primeira mão, #ficaadica. Mas, deixando a briga de gigantes de lado, vamos listar abaixo os possíveis substitutos dos antigos serviços oferecidos pelo celular, o SMS e as chamadas de voz, antes que os gigantes Twitter e Facebook convirjam tudo para a mesma plataforma, transformando-se nos mensageiros instantâneos da nova geração e aposentando de vez o antigo SMS.

O queridinho Whatsapp pode perder terreno se não acompanhar as inovações do setor. A briga promete ser acirrada e várias empresas estão tentando se estabelecer por aí como substitutas de mensagens e chamadas. E você, qual prefere?

Whatsapp

Líder nacional em troca de mensagens de texto enfrenta críticas e problemas de conexão desde que foi comprado pelo Facebook. O mercado aguarda a atualização do aplicativo para oferta do serviço de conexão por voz, via VoIP, para incrementar ou substituir as notas de áudio que já podem ser trocadas pela plataforma. O principal receio é que vire um veículo para distribuição direcionada de publicidade. Os alertas de mensagens podem ser configurados para tocar áudios diferentes para mensagens individuais, em grupo ou múltiplas.

WeChat

Oferece ambiente para troca de mensagens de texto e áudio e possibilidade de envio de fotos e vídeos, além de permitir conferência audiovisual similar ao Skype. Também conta com o recurso Olhar ao Redor, que lista pessoas na mesma área, e Agitar, que permite encontrar pessoas ao redor do mundo que estejam utilizando o APP no mesmo momento, ainda que não estejam na sua lista de contatos, possibilitando conhecer pessoas novas. O usuário também pode publicar fotos em seu perfil público para que outros usuários possam comentar. Também tem versão para desktop integrada ao dispositivo móvel, permitindo a troca de arquivos entre os aparelhos. É uma mistura de APP de mensagens, com APP de paquera.

Line

Referência entre as mensagerias quando o assunto é utilizar stickers (imagens) em substituição ao texto. Tem possibilidade de conversa privada e em grupo para envio de textos, áudios e chamadas telefônicas.

Snapchat

O APP permite o envio de fotos e vídeos de modo privado a amigos e com um tempo limite para sua visualização, que vai de 1 a 10 segundos. Depois disso, os arquivos são apagados dos dois dispositivos não deixando rastro para acompanhamento dos pais, bisbilhotagem de amigos ou exposição desnecessária. O APP ainda avisa se alguém fez um print da tela para capturar a imagem. Permite o envio do conteúdo a grupos, inclusão de legenda e edição de imagem. E tem opção para criação de perfil público, com fotos e vídeos, mas também com tempo de vida predeterminado.

Facebook Messenger

Já foi uma simples ferramenta de troca de mensagens, depois foi integrada ao chat da rede e agora é tem grande utilidade para se comunicar com todos os contatos. A última versão já oferece grupos de chats, chamadas via Internet, por wi-fi ou plano de dados contratados com a operadora de celular, e acessos diretos na tela inicial do celular, mas ainda exige que o usuário tenha uma conta no Facebook.

Viber

Permite realizar ligações por conexão à Internet e o envio de mensagens, fotos, vídeos e stickers (figurinhas). Concentra todos os serviços na mesma plataforma e seu diferencial é avisar quando a mensagem foi efetivamente lida. Tem versão desktop, é gratuito e não armazena as conversas em um servidor, elas ficam arquivadas no celular do usuário. Seu CEO garante que os anúncios jamais chegarão ao produto e que o faturamento da empresa é proveniente de pacotes de serviços para ligações para telefones fixos e venda de adesivos decorativos.

Telegram

Contatos restritos aos da lista de contatos do celular. O acesso aos arquivos do celular funciona de forma similar aos demais, mas o APP também permite escolher uma imagem diretamente do sistema de busca do Google. Não realiza chamadas nem telefônicas, nem por VoIP. Permite a criação de mensagens privadas, detectadas pela presença de um cadeado. Estas mensagens não são salvas na nuvem da empresa, ficando restritas aos envolvidos na conversação. Seu sistema de criptografia sugere ser “eficaz contra espionagem do governo russo”. Disponível também para desktops.

Vine

Rede conhecida por permitir postagens de vídeos curtos. Incluiu na sua plataforma a opção de envio de mensagens instantâneas por meio do ícone Mensagens adicionado à barra de ferramentas. As mensagens de vídeo postadas podem ser enviadas individualmente a qualquer contato da lista, mesmo que ele não tenha perfil no Vine.

FireChat

Cria uma rede de usuários locais, distantes a no máximo 30 metros e não requer acesso à Internet. Estabelece conexão entre usuários por Bluetooth e Wi-Fi, mas como nem sempre temos sinal ou senha de conexão Wi-Fi pode ser bastante útil. O funcionamento está baseado no Multipeer Connectivity Framework e o CEO da companhia afirma estar trabalhando para ampliar o raio de alcance do serviço.

Tags: