Pacote de dados limitam a banda larga no Brasil

Internet sem limites ficou no passado, agora sua banda larga pode esgotar antes do fim do mês.

“Seu limite de dados foi alcançado”. Se no celular essa mensagem já é desesperadora, imagina estar no meio da sua maratona de séries no conforto do seu lar e ser interrompido com essa trágica notícia.

Pois é assim que podem ser os próximos dias. As operadoras Oi, Vivo e Net passaram a oferecer apenas pacotes de dados pré-determinados para internet banda larga. Funciona assim: o usuário que contratar o serviço deverá escolher um plano de acordo com seu consumo mensal. Caso o limite seja ultrapassado durante o mês, a banda larga perderá velocidade e provavelmente dados extras estarão disponíveis mediante um acréscimo na mensalidade. Por isso, é importante que o cliente saiba o quanto pretende gastar.

O problema da franquia para a internet em casa é que toda a família utiliza o wi-fi e estão conectados ao mesmo tempo, o que pode elevar o consumo e acabar com os dados antes do fim do prazo contratado. Além dos dispositivos como TV e videogame se conectam automaticamente.

O uso deste tipo de contrato é permitido pela Anatel, o que garante a legalidade na escolha das operadoras. Porém, as prestadoras de serviço precisam garantir alguma ferramenta que ajude o usuário a verificar e acompanhar o consumo de dados.

Entre as grandes preocupações dos usuários está o uso de streamings como Netflix e Spotify em casa. Para assistir séries no canal de vídeos, por exemplo, gasta-se em média 3GB por hora em HD e 7GB em Ultra HD.

Tags: