Pagamentos digitais podem levar a carteira tradicional à extinção

Hoje já é normal utilizar o celular para tudo, mas você já pensou em utilizá-lo também para pagar suas contas em geral?Veja o projeto do Google.

Cheques, cartões, dinheiro, moedas, contas… Tudo isso cabia confortavelmente nas tradicionais pochetes, sucesso em décadas passadas, e hoje motivo de piadas. Cá entre nós, carregar aquela bolsinha na cintura realmente não era das visões mais agradáveis. Mas, com a tecnologia, saiba que até a tradicional carteira pode entrar no mesmo patamar da pochete, e virar artigo de cenas cômicas. Isso porque as grandes empresas de tecnologia estão fazendo de tudo para digitalizar nosso dinheiro e pagamentos em geral.

Veja também: Tecnologia: o que esperar em 2015

O Google, por exemplo, está trabalhando num projeto que permitirá aos usuários pagarem suas contas por meio do Gmail. Isso mesmo. A empresa envia a conta para o seu e-mail, e de lá você conclui o pagamento, sem a necessidade de nenhuma bolsinha para levar a fatura até o banco.

O projeto, por enquanto, está sendo chamado de Pony Express. Nele, o usuário do Gmail precisaria fornecer dados pessoais, como nome, endereço e o número de algum documento a uma empresa responsável por confirmar a identidade. Também haverá a opção de fornecer logo o número de cartão de crédito e de telefone. De acordo com o Google, as próprias empresas prestadoras de serviços, com o tempo, também poderiam aderir ao sistema.

Após a verificação, o usuário poderá pagar as contas, informando o número do cartão de crédito, débito ou conta bancária. Entre outros detalhes, está a possibilidade de compartilhamento de contas com seus contatos, e a digitalização de documentos físicos para armazenar no Pony Express. Ou seja, até aquelas contas que você continuará recebendo pelo correio poderão ser adicionadas ao mundo virtual.

O sistema já deve ser lançado no último trimestre deste ano. Os usuários ficam na expectativa, ainda com suas carteiras nos bolsos.

Tags: