“Palavras mais usadas” do Facebook ameaça privacidade de usuários

Algum amigo seu já fez o teste para descobrir as palavras mais utilizadas no Facebook? Entenda como isso pode colocar seus dados pessoais em risco!

Sabe aqueles testes de Facebook que todos os seus amigos estão fazendo e você está morrendo de curiosidade para saber o seu resultado?

Por mais inofensivo que pareçam, esses sites podem expor os dados para diversas empresas fazerem o que quiser com eles. E o pior? O usuário é quem dá essa permissão sem saber.

A última febre do momento quando o assunto é teste e quiz online é o de “palavras mais usadas”. Nele, o usuário descobre quais foram as palavras e expressões mais utilizadas por ele no Facebook, levando em conta todas as suas publicações já feitas.

O grande perigo neste tipo de teste é justamente esse: ao aceitar os termos do site, você permite que ele visualize e arquive todos posts da sua história na rede social e ainda tenha acesso a informações pessoais como sexo, idade, aniversário e até mesmo endereço de IP!

Leia também: Como ter mais privacidade no Facebook?

A empresa responsável pelo teste é a coreana VonVon.me e, segundo o grupo de consultoria Comparitech, mais de 17 milhões de usuários já arriscaram sua privacidade com os serviços dela.

A empresa alega que utiliza os dados dos usuários apenas para gerar os resultados das brincadeiras e que não armazena eles em seu servidor. De qualquer forma, a permissão dada ao usuário para a companhia permite que ela faça o que bem entender com as informações recolhidas – até mesmo vender para terceiros.

Ficou preocupado com a sua privacidade? Na dúvida, evitar esses testes e sites maliciosos é sempre a melhor dica para se manter seguro.

Tags: