Parlamento europeu aprova projeto de lei para unificar carregadores de celular

Eurodeputados aprovaram proposta de lei que obriga um modelo único para carregadores de celular. O objetivo é reduzir transtornos, lixo eletrônico e os custos para o consumidor. Mas, a medida ainda […]

Eurodeputados aprovaram proposta de lei que obriga um modelo único para carregadores de celular. O objetivo é reduzir transtornos, lixo eletrônico e os custos para o consumidor. Mas, a medida ainda depende de aprovação do Conselho Europeu, formado pelos chefes de estado da União Europeia. No entanto, as informações iniciais dão conta de que os países já chegaram a um acordo informal a respeito do assunto.

Nos últimos anos, o padrão micro USB vem sendo muito utilizado no mercado por grandes marcas como Samsung, Nokia e Motorola. Mas empresas como a Apple trabalham com seu próprio modelo de carga.

A eurodeputada alemã, relatora do projeto, Barbara Weiler, afirma que a medida pode acabar com o acúmulo de 51 mil toneladas de lixo eletrônico todos os anos. Mas a lei pode demorar a apresentar resultados. Após a aprovação formal, os Estados-membros terão dois anos para incluir a proposta em suas legislações nacionais, já as empresas, têm um ano para adequação.

 

Fonte: Blue Bus

Tags: