Pela primeira vez nos últimos quatro anos, Samsung perde mercado

Samusng e Android perdem mercado pela primeira vez em quatro anos

Com a concorrência cada vez mais acirrada e o consumidor ainda mais exigente, até as maiores fabricantes estão perdendo mercado. O desempenho da Samsung, conhecida como a maior parceira do sistema Android, foi de queda no último trimestre.

Dados publicados no site da Strategy Analytics apontam retrocesso da participação da empresa sul-coreana no mercado de dispositivos móveis.  Apesar de ainda estar na liderança, a Samsung que no último trimestre de 2013 representava 32,4% do mercado, caiu para 31,2% no primeiro semestre de 2014. A tendência de queda atingiu a Apple que foi de 17,5% para 15,3%, a chinesa Huawei manteve-se em 4,7%, enquanto a Lenovo apresentou crescimento, mesmo sem contabiliza os celulares da Motorola, empresa que a Le Novo adquiriu em janeiro deste passado.

As cifras não são oficiais, mas estima-se que no primeiro semestre de 2014 a Samsung vendeu cerca de 89 milhões de smartphones, 20 milhões a mais do que no último semestre de 2013, mas em um mercado que apresentou expansão considerável, os números foram abaixo do esperado para segurar a porcentagem da empresa.

Acredita-se em uma volta com o lançamento do Galaxy S5, além da Copa do Mundo que deve contribuir com a venda de aparelhos da empresa, segundo analistas econômicos. Somados, esses dois fatores podem dar gás às vendas da empresa, mas o mercado segue em expansão e o movimento das concorrentes como Nokia e Motorola, adquiridas respectivamente por Microsoft e Le Novo pode resultar em um novo cenário ao mercado. 

Tags: