Você conhece o Ataque do Botão Vermelho?

Cibercriminosos agora sabem como invadir não só smartphones e computares, mas também SmartTvs. Leia nesse post sobre o Ataque do Botão Vermelho.

A arte da invasão cibernética ganha nova faceta e lugar. Sabíamos que a internet era o meio ideal para a atuação dos hackers. Por isso, a cada investida dos criminosos virtuais são criadas novas formas de proteção. Acontece que a criatividade deles não tem limites, tanto que agora inventaram nova forma de infecção: o sequestro das SmartTVs.

Em TVs com acesso à internet seria bastante provável que o ataque acontecesse por meio de apps baixados ou por periféricos infectados. No caso do sequestro das SmartTVs ele ocorre pelo envio de códigos via sinais de transmissão para dispositivos conectados à rede. Segundo especialistas, os hackers se aproveitam de falhas na tecnologia Hybrid Broadcast Broadband TV (HbbTV).

Conhecida como “ataque do botão vermelho”, a ação foi descoberta por cientistas do Laboratório de Segurança da Universidade de Columbia. E consiste em tornar o aparelho um “soldado” que envia mensagens em redes sociais para outros usuários, à procura de novas máquinas vulneráveis ao ataque. Tudo acontece em nome do proprietário do aparelho, porém sem seu consentimento. A obtenção de dados bancários é o principal objetivo dos “soldados”.

SmartTV pode ser invadida por hackers

As transmissões para os ataques podem ser feitas através de uma antena que tem um custo de cerca de US$ 250 e atingir um número gigantesco de novas vítimas. Ao utilizar o equipamento infectado, o usuário pode ter acionado o “start” do malware, uma vez que o aparelho não conta com nenhum tipo de filtro ou forma de verificação prévia.

É importante estar atento e observar alguns detalhes a fim de se prevenir. O aumento de consumo de internet é um deles. A programação de avisos de abertura de aplicativos é outra dica que pode alertar quanto à existência de algo estranho.