Conheça o plástico sustentável feito à base de camarão

Pesquisadores da Universidade de Harvard criaram um bioplástico feito de cascas de camarão, seguindo a tendência global da sustentabilidade.

Cada vez mais as empresas buscam tornar seus produtos menos agressivos ao meio ambiente e seguir as novas tendências globais de sustentabilidade. Antes, qualquer produto que surgia era uma possibilidade real para degradar e poluir o planeta.

Tendo como premissa a proteção à natureza, pesquisadores da Universidade de Harvard, criaram um bioplástico feito de cascas de camarão, o ‘shrilk’. Os cientistas utilizaram a quitosana, uma espécie de quitina, que é um polissacarídeo resistente encontrado na casca do camarão. Esse material também está presente nas borboletas e em várias outras espécies de insetos.

Casca de camarão pode ser usada para produzir plástico

O futuro do plástico

O custo de criação deste bioplástico é bastante acessível, considerando-se que a casca do camarão é comumente descartada. A facilidade na fabricação é outro fator que surge como diferencial do produto, que é transparente e bastante flexível.

Os pesquisadores afirmam que, entre as suas utilizações, o bioplástico pode ser usado para fazer objetos de forma complexa em 3D. O novo material é comparável aos empregados atualmente na fabricação de celulares e brinquedos.

Quando descartado na natureza, o bioplástico se decompõe em apenas algumas semanas. Além disso, também é uma espécie de fertilizante para plantas, pois sua decomposição libera nutrientes. Já o plástico tradicional leva séculos para se decompor e desperta pouco interesse para reciclagem.

O novo plástico tem concorrentes derivados de fontes renováveis de biomassa, mas eles não são 100% sustentáveis, pois sua decomposição é lenta. O maior desafio é tornar o ‘shrilk’ rentável, uma vez que só a sustentabilidade não é atrativo suficiente para bancar o financiamento de sua produção. A solução ainda está longe de ser alcançada, mas certamente o primeiro passo foi dado.