Por dentro da redação: conheça a dinâmica do PSafe Blog

Como funciona a escolha de pautas e como você pode participar desse processo

Você tem curiosidade de saber como funciona a dinâmica de uma redação de blog? Então prepare-se, porque a gente resolveu dedicar um post e uma live no Facebook a esclarecer essa que é a dúvida de muitos dos nossos leitores. Aliás, o momento não tinha como ser melhor: estamos no meio de uma mudança que vai levar o conteúdo que produzimos para ainda mais perto de você.

Leia mais: PSafe Total passa a oferecer conteúdo grátis no app

Como contamos aqui, a versão 3.3 do PSafe Total integrou melhor os posts do PSafe Blog às telas de navegação e ferramentas do app. Agora, você é apresentado a três links de notícias sobre atualidades, curiosidades e tendências de tecnologia, redes sociais e muito mais sempre que executa alguma função do aplicativo, sem precisar sair dele e de graça!

Reuniões de pauta

Como produzimos esse conteúdo? Não tem mistério. Funciona assim: nós, da equipe de redatores, temos uma reunião semanal para discutir as pautas, que são os temas que vamos abordar naquela semana. Cada um de nós faz a sua pesquisa pessoal com base nos assuntos que têm sido mais compartilhados e leva ideias próprias de conteúdo inédito que pode ser abordado no blog.

Além disso, contamos com a participação de colegas de outras áreas da empresa, como Mídias Sociais, Relações Públicas e Canais, que contribuem com informações superimportantes para nos ajudar a direcionar o que produzimos. Às vezes, quando decidimos falar sobre um assunto que já tem rendido muito nas redes, são eles que nos ajudam a discutir uma maneira diferente de abordá-lo, por exemplo.

A produção do conteúdo… e os imprevistos

Com as pautas definidas, cada redator arregaça as mangas e começa a produzir o conteúdo da semana. Isso envolve pesquisa, leituras, redação e revisão de textos, além de trocas constantes com a equipe de Design, que é responsável por criar a identidade visual de cada post — tudo para garantir que as imagens ilustrem da melhor maneira o que vamos apresentar no texto.

Como você já deve ter imaginado, toda a redação tem de estar pronta para lidar com imprevistos, como assuntos que vêm à tona de repente e precisam ser abordados. Foi o caso do novo bloqueio do WhatsApp, na semana passada, e a novela que se desdobrou a partir disso. Nós estávamos a postos para retrabalhar o calendário de postagens e priorizar as notícias mais urgentes. 😉

Mais interação com o leitor

A partir da versão 3.3 do PSafe Total, que já está no ar, queremos que você esteja mais perto da criação do PSafe Blog. Para isso, vamos começar, já hoje, a nos aproximar dos leitores através das redes sociais, convidando cada um a contribuir com as suas ideias, sugestões, dúvidas relacionadas a tecnologia (e não só aos nossos produtos, viu?!) etc.

Portanto, vamos ter a primeira live da equipe de redatores no Facebook da PSafe hoje. O Papo com a Redação vai ao ar às 15:00 para mostrar rapidamente um pouco da nossa rotina e abrir espaço para você dar suas sugestões e trocar uma ideia com a gente. Se você já curte a página da PSafe no Facebook, é só ficar ligado na hora combinada.

Apareça, participe! Queremos que você faça parte desse novo momento do PSafe Total e do PSafe Blog. 😉

Atualização às 16:00
A live já rolou e a gente mostra a íntegra do vídeo aqui:

Tags: