Por que a bateria dos smartphones pode inchar?

Entenda os riscos e o que fazer quando a bateria do seu celular inchar. Aprenda também a prevenir o problema.

Antes mesmo de entrar na razão para o aumento de volume das baterias, vale este alerta: você tem algo perigoso em mãos. Caso sua bateria inche e você perceba, o ideal é parar de utilizá-la imediatamente. O fato não é irrelevante e pode atentar contra a sua segurança. Caso perceba esta mudança na bateria, o ideal é aposentá-la e jamais dar nova carga de eletricidade nela.

Razões para sua bateria inchar:

  1. Sobrecarga por corrente mais intensa ou potente do que ela necessita.
  2. Superaquecimento da bateria fazer com que seus componentes orgânicos liberem gases. Aqui cuidado, ela ainda pode pegar fogo, no pior dos casos.
  3. A bateria não estar bem isolada e entrar água no componente.

O que fazer com a bateria inchada?

Jogar fora. Sim, você não deve mais utilizar o aparato. Existe a necessidade de comprar um novo componente para o seu smartphone. Mas não a atire no lixo comum, isso poderá causar graves danos ao meio ambiente. Sim, apenas uma bateria pode causar grandes transtornos para a Mãe Natureza. Descarte-a de maneira consciente e ecológica.

E evite manipulá-la, a simples pressão como forma de tentar recuperar sua forma original pode causar uma explosão e deixar marcas no seu corpo para a vida toda.

Como evitar o inchaço da bateria

  1. Utilize somente o carregador oficial do seu aparelho.
  2. Proteja o aparelho da umidade. Mantenha-o longe de piscinas, saunas e outros ambientes com muita umidade.
  3. Deixe o celular na sombra, jamais o exponha à luz direta do sol.
  4. Fique de olho no superaquecimento do seu Android e procure mantê-lo em temperatura amena. Para isso, existem aplicativos acessórios como o dfndr security – aplicativo de segurança gratuito para Android.  Ele monitora a temperatura do seu celular e manda notificações avisando sobre apps que estão usando a bateria e o processador em excesso. Ao clicar no aviso, ele fecha automaticamente todas as tarefas desses aplicativos. Clique aqui para instalar gratuitamente o dfndr security e evitar o superaquecimento da sua bateria.

Tags: