Por que o e-mail não chega?

Nada pior que precisar enviar um e-mail e não conseguir. Conheça os erros mais comuns e como resolvê-los

E-mails são excelentes recursos para o envio de conteúdos importantes e para o recebimento de pequenos arquivos. Mas, algumas falhas na configuração do software ou erros no próprio servidor podem ocasionar problemas que muitas vezes não percebemos e, como consequência, a mensagem não chegar ao destinatário. Neste post, você vai aprender como identificar os principais problemas que podem ocorrer no e-mail.

Veja também: Dicas para manter seu e-mail seguro

Caixa cheia

Este problema ocorre com mais frequência com destinatários que possuem e-mails de servidores privados, com pouco espaço de armazenamento. Ao receber um e-mail, o servidor identifica que a caixa de entrada está cheia e envia uma mensagem automática para o remetente explicando que o e-mail não pode ser entregue por atingir o limite de dados guardados. Neste caso, não tem muito o que fazer, a não ser avisar ao destinatário para que esvazie sua caixa de entrada.

Endereço errado ou conta inexistente

endereco errado ou conta inexistente

Por conta da pressa, muitas vezes pulamos ou trocamos alguma letra, isso é bastante comum. Para o e-mail chegar com sucesso ao seu destino precisa estar corretamente digitado. Vale lembrar, que os endereços de e-mail não possuem qualquer acentuação ou cedilha. Quando você envia uma mensagem com o endereço errado, o servidor do seu e-mail tenta, mas não consegue entregá-la e envia uma mensagem automática apontando o possível erro. Cada servidor apresenta uma mensagem diferente. Na foto, é um exemplo de mensagem automática do Google quando ele não consegue entregar o e-mail com sucesso por conta do endereço errado.

Erro de configuração

erro de configuracao

Este tipo de erro é bastante comum para quem utiliza software de e-mail, seja no PC ou no smartphone. Quando ocorre, impossibilita o envio e o recebimento de mensagens. Alguns aplicativos conseguem configurar automaticamente as contas mais comuns como Yahoo! ou Outlook. Mas alguns servidores menos conhecidos possuem configurações específicas e, por isso, necessitam que as informações sejam digitadas manualmente.

Basicamente, o que é preciso para configurar um e-mail é saber o tipo de conta (POP3, IMAP ou HTTP), o endereço do servidor de entrada, o endereço do servidor de saída, além, é obvio, do login e senha do e-mail. Mas, alguns servidores para serem configurados corretamente precisam identificar se é criptografado, alterar portas ou o identificar o tipo de autenticação.

Por isso, caso o aplicativo não deixe tudo funcionando certinho automaticamente, é importante buscar informações junto ao servidor do e-mail.