Por que todo mundo deveria aprender a programar?

Saiba por que todo mundo deveria aprender a programar. E construa ferramentas para solucionar seu dia a dia.

Em um futuro muito próximo cada indivíduo do planeta saberá, pelo menos, o básico de programação. Não, essa afirmação não é muito pretensiosa. Entre os educadores há um consenso sobre os benefícios que aprender a programar trazem para o cérebro. Essa revolução silenciosa já está engatinhando e os primeiros a serem impactados serão os nossos filhos.

Não será muito estranho se daqui a algum tempo os livros de códigos estiverem junto com os de geografia ou história dentro das mochilas das crianças. Aprender algoritmos e linguagens de programação pode ser decisivo na vida profissional, já que o mercado de trabalho cada vez mais necessita de gente que entenda o assunto, mas é em outros aspectos os melhores benefícios.

Um deles é na mudança mental. Pessoas que aprendem a programar tendem a organizar melhor as ideias, assim como terem mais criatividade para resolver os problemas comuns do dia a dia. Além do mais, praticamente tudo, desde uma geladeira até o mais complexo smartphone, tem na programação um de seus pilares para o bom funcionamento.

Especialistas como Mitchl Resnick, pesquisador do laboratório de mídia do MIT, vai além. Ele acredita que programar é tão importante quanto ler e escrever, necessidades básicas de qualquer humano. Outro aspecto importante é a fluência. Assim como o aprendizado de qualquer idioma, como o inglês ou francês, por exemplo, ter capacidade de interpretar e se ‘comunicar’ é essencial.

Programação aplicada em outras áreas

Chris Bosh é um verdadeiro astro da NBA. São 11 anos na maior liga de basquete do mundo. Entre seus grandes triunfos está a conquista da medalha de ouro com a seleção americana nas Olimpíadas de Pequim, em 2008. Mas o que pouca gente sabe é que por trás de tanta habilidade e explosão muscular tem uma mente pensando em códigos e algoritmos.

Bosh foi influenciado pelos pais desde pequeno a aprender a programar. Neste artigo fantástico, publicado na revista Wired, ele conta como o aprendizado na infância contribuiu para o sucesso dele no basquete. O astro defende ainda o ensino do código binário nas escolas. Vale a pena a leitura.

Neste vídeo para o Code.org, ele aparece junto de ícones da tecnologia, como Bill Gates e Mark Zuckerberg, para explicar a importância do ensino de programação para as crianças.

No Brasil

Algumas poucas escolas por aqui entenderam a importância da programação e têm em sua grade aulas deste tipo para as crianças. Entre elas está o Colégio Móbile, em São Paulo, onde os alunos aprendem programação aplicada na área de robótica. Outro colégio da capital paulista é o Vértice. Já no Rio de Janeiro, o Nave tem aulas de programação aplicadas ao desenvolvimento de jogos.

Online

Algumas plataformas na internet têm o objetivo de ensinar os conceitos básicos de programação. Já abordamos em outro post cursos que podem auxiliar quem quer trabalhar com TI, e alguns deles focados em desenvolvimento. Mas a melhor maneira para quem não tem noção nenhuma de programação, e tem o desejo de aprender, é o Code.org. A metodologia utilizada pelo site é bem didática e explicativa abordando até mesmo os conceitos mais básicos. E o melhor, de graça.