TV Digital – Saiba porque ocorre o problema de “delay”

Entenda o que ocorre para que aconteça o "delay" e porque seus vizinhos gritam "gol" antes de você na Copa do Mundo!

Entenda o delay da TV HD

Seus vizinhos costumam comemorar os gols da Copa do Mundo antes de você? Isso acontece porque existe um “delay” (atraso) na transmissão de sinal da televisão que pode gerar esse tipo de situação bem desagradável.

A resposta desse atraso está na mesma tecnologia que faz com que a qualidade do sinal digital seja melhor do que na versão analógica. Enquanto o modo antigo somente envia as ondas diretamente, a transmissão na TV digital precisa passar pelos processos de codificação, compressão e decodificação.

Todo esse processo requer mais tempo, causando os atrasos na transmissão. Também há o fato de que a imagem digital ser mais pesada do que a analógica, o que contribui para a demora na codificação e decodificação.

Ainda em relação às frequências envolvidas nas transmissões, vale ressaltar que as ondas de rádio são mais rápidas do que as da televisão analógica, o que também causaria atrasos se comparássemos as duas formas.

Aparelhos de televisão mais novos podem ser mais rápidos e causar menos atrasos, mas é praticamente impossível que tenhamos essas transmissões tão rápidas quanto às das televisões analógicas em um futuro próximo.

Diante deste cenário, os mais incomodados com a situação podem recorrer ao bom e velho sinal analógico. A qualidade da imagem será inferior, mas ninguém sofrerá com os vizinhos estragando a sua surpresa. Outra possibilidade é acompanhar a partida ao mesmo tempo pelo rádio, no qual o som chega em tempo real.

Dentre as possibilidades, a pior delas é o streaming pela internet, que tem atraso maior do que as transmissões digitais de televisão, podendo atingir dezenas de segundos.

Se a sua TV é digital, basta ligar uma antena interna ou externa. Se ela não é digital, basta um conversor ou entrar em contato com um especialista em antenas. Assim você estará pronto para assistir aos jogos da Copa do Mundo do Brasil e gritar gol no momento certo.