Processamento de dados em tempo real (panorama atual de Big Data)

A tecnologia de Big Data evoluiu para permitir análise de dados e resposta em tempo real, ampliando o leque de serviços tech

A tecnologia de Big Data evoluiu. Se antes estava praticamente restrita ao armazenamento de dados, hoje assume protagonismo digital, sendo responsável por permitir análises de dados e respostas em tempo real, transformando o setor mundial de TI e ampliando a gama de serviços e produtos disponíveis aos usuários finais de internet.

O último relatório da TDWI traduz este destaque experimentado pelo setor e apresenta um panorama da utilização de big data pelas corporações, com grande foco no suporte e tratamento de dados em tempo real.

Para entender as peculiaridades do setor, apresentamos abaixo números obtidos em levantamento realizado pelo instituto especializado em inteligência de negócios, armazenamento de dados e análise da indústria de TI no mundo todo. Para completar, mostramos ainda o uso de Big Data que fazemos aqui na PSafe, tudo para ilustrar a matéria com um bom exemplo nacional.

O desenvolvimento de aplicações de softwares constantemente conta com suporte de Business Inteligence (BI) e profissionais de Big Data, que gerenciam dados, muitas vezes em tempo real, oferecem informações de suporte, apoiam processos que necessitam acessar dados em tempo real, criam inventários no momento de comando e monitoram o fluxo da informação.

Os diversos significados de dados em tempo real

Extrapolando o entendimento de tempo real, muitas empresas precisam oferecer respostas imediatas, com acesso e análise de dados para reduzir a latência do negócio. As principais aplicações no setor informático são:

– Dados sob demanda

– Transmissão de dados

– Fluxos contínuos de dados

– Dados de acesso imediato

– Dados em tempo certo

– Dados em tempo quase real

Os setores organizacionais que mais demandam dados em tempo real

Operações (53%); Serviços ao consumidor e suporte (51%); Vendas (45%); Gestão organizacional e sistemas de TI (43%); Marketing (43%); Finanças (32%); Comércio eletrônico (28%); e P&D (19%).

Melhorias organizacionais esperadas com adoção de análise de dados em tempo real

Maior capacidade de resposta e ação (53%); Automação da resposta em tempo real para aprovações e serviços ao consumidor (47%); Melhoria da tomada de decisões (45%); Incremento operacional e de BI (45%).

Frequência de atualização de dados observada nas organizações

Diariamente (83%); Mensalmente (60%); Tempo real (51%); e Semanalmente (49%).

Frequência de processamento e análise de dados em tempo real fora do local de armazenamento de dados

Uma vez por dia (47%); Uma vez por mês (18%); e Menos de uma vez por mês (9%).

Frequência de atualização de dados em tempo real nas organizações diariamente

Operação, monitoramento e alertas (39%); Análises de tempo múltiplo (20%); e Alertas contínuos (16%).

Percentual diário de atualização de dados em tempo real aplicáveis a BI observados

Painel de BI (50%); Relatórios e mapa de pontuações (47%); Visualização de dados e análise (47%); Operação, monitoramento e alertas (39%); e Programas de fidelidade (38%).

Quais os tipos de dados em tempo real utilizados para incrementar o crescimento das organizações?

– Dados de redes sociais (38%)

– Dados de eventos (36%)

– Dados desestruturados (34%)

– Logs e cliques (34%)

Percentual de empresas que esperam aplicar o levantamento e análise de dados em tempo real

Estão pensando a respeito (33%); Estão implementando (14%); e Já utilizam em uma ou mais aplicações (4%).

Todos os dados apresentados até aqui fazem parte do estudo realizado pela TDWI e estão no relatório de 2014 da entidade.

Panorama de utilização de Big Data na PSafe

Qual a importância do processamento de dados em tempo real para o negócio da PSafe?

Rodrigo Souza: Processamento de dados em Tempo Real é fundamental para a segurança dos clientes da PSafe, assim como para o bom desempenho do aplicativo.

Quais funções do PSafe Total Android necessitam tratamento de dados em tempo real e que desafios representam para as equipes de Big Data e BI?

RS: Tratamos os dados de segurança em tempo real, já que não pode haver demora na detecção e tratamento de uma ameaça. Também processamos em tempo real o uso de todas as funcionalidades, customizadas para o gosto do usuário brasileiro.

Tags: