Os próximos passos da Samsung

Na CES 2015, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de janeiro, em Las Vegas, a empresa revelou suas estratégias para o futuro.

Mesmo quem não é tão aficionado por tecnologia conhece a grandeza da Samsung. Ao longo dos últimos anos, a companhia sul-coreana tem se destacado, não só pela sua extensa linha de smartphones, mas também pela sua colaboração para a popularização da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). Na CES 2015, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de janeiro, em Las Vegas, a empresa revelou suas estratégias para o futuro.

Veja também Samsung e Google travam duelo tecnológico móvel.

IoT como prioridade

Como era de se esperar, a empresa reforçou a importância que a IoT terá nos próximos anos, não só para a indústria, mas para a população como um todo.  O desafio da Samsung é fazer com que os mais variados dispositivos se comuniquem entre si, ou seja, ter um protocolo padrão.

No entanto, fazer com que isto aconteça não é tão simples. A Samsung lidera o Open Interconnect, consórcio que tenta padronizar a IoT. Junto com a sul-coreana estão outras grandes empresas, como General Eletric, Intel e Mediatek. Do outro lado, com o mesmo objetivo, tem o Allseen Alliance, grupo que é liderado por empresas como Microsoft, Qualcomm e Sony. Há um forte interesse comercial por trás da IoT.

Mesmo sem um protocolo comum, a Samsung deu um passo à frente dos seus concorrentes. O CEO da empresa anunciou durante o evento, que até 2017 todas as TVs fabricadas pela empresa estarão habilitadas para o IoT. Além disso, a empresa que é líder em market share de smartphones, pretende ganhar mercado investindo em outros produtos conectados, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar.

Para conquistar a comunidade de desenvolvedores, a Samsung anunciou o investimento de US$ 100 milhões para a criação de aplicativos e a organização de eventos.

Outra aposta da sul-coreana é o segmento de carros smart. Os carros da BMW, em um futuro próximo, deverão contar com um tablet Samsung como segunda tela. Nele será possível controlar tudo, desde a temperatura do ar condicionado ao computador de bordo. A fabricante de automóveis também anunciou um carro capaz de estacionar remotamente, utilizando um Galaxy Gear S, rodando o sistema operacional Tizen.

A empresa também está desenvolvendo chips para diminuir o consumo energético de dispositivos wearables e compactos.

Alguns lançamentos da Samsung

SSD t1 

Primeiro drive SSD portátil do mundo, promete agradar quem precisa de agilidade para leitura e gravação de arquivos.

Milk VR 

Serviço de streaming de conteúdo tridimensional para donos do Gear VR.

SUHD

Nova linha de TVs top de linha da empresa é a primeira a contar com Tizen OS. Em parcerias com estúdios, os usuários das TVS SUHD contarão com conteúdo exclusivo adaptado a nova tecnologia de imagem.

Linha branca

Geladeiras, fogões, lava-louças. Tudo conectados à internet. Será que essa moda pega?

Tags: