DFNDR detecta vírus que se passam pelo jogo Minecraft

Equipe de segurança da PSafe encontrou malwares que se passam pelo jogo e controlam seu celular

Atenção, fãs de jogos! É cada vez maior o número de casos de vírus que imitam títulos bastante conhecidos do mundo dos games para invadir dispositivos móveis. O mais recente caso envolvendo esta prática envolve o Minecraft, um dos mais famosos jogos já lançados para consoles, PCs e smartphones.

De acordo com o time de segurança do DFNDR, o principal aplicativo antivírus do Brasil, o jogo foi identificado como um dos mais visados para desenvolvimento de malwares, tendo, apenas nas últimas 24 horas, mais de 85 versões diferentes de imitações falsas identificadas.

Leia mais: Descoberta nova falha na criptografia do Android

Por ser um jogo pago, disponível nas lojas oficiais como Google Play, por exemplo, muitos usuários acabam buscando alternativas gratuitas para download. Percebendo esse movimento, hackers mal intencionados têm desenvolvido apps, sem custo, que imitam a versão oficial para confundir os usuários e ter acesso aos seus dados.

Ao baixar o malware, são solicitadas permissões diferentes do jogo verdadeiro, como ler, apagar e enviar SMS; ativar e desativar as redes wi-fi e 3G; ler histórico de chamadas e de SMS; assim como realizar chamadas e ter controle sobre o aparelho. Desta forma, basicamente, o hacker assume o controle do dispositivo.

Nos últimos sete meses, o DFNDR bloqueou mais de 80 mil ameaças relacionadas ao Minecraft, sendo as principais delas encontradas no Brasil e nos Estados Unidos. Para evitar que os dados sejam expostos a esses criminosos, os especialistas de segurança recomendam evitar o downloads do jogo por fontes não-oficiais e utilizar um bom antivírus.

É fã de Minecraft? Conte para nós sua experiência com o jogo nos nossos comentários!

Tags: