Quais peças compõem um tablet?

Você já parou pra pensar em quais peças compõem um tablet? Confira uma lista com as principais delas e suas características.

Do mais caro ao mais barato, mesmo com desempenhos diferentes, o que os tablets têm em comum é que todos são fabricados com os mesmos componentes. Câmera, tela ou processador, todas as peças importam para o funcionamento desses dispositivos. E você já parou para pensar em quais peças compõem um tablet para fazer ele rodar com fluidez?

Monitor

Começando pelo mais visível, o que diferencia os tablets de outros aparelhos é o tamanho da sua tela. Podendo variar entre 7 e quase 11 polegadas, elas também variam entre o tipo “resistivo” e “capacitivo”. No primeiro exemplo, o “resistivo”, duas camadas extremamente finas de um material condutivo são separadas por uma distância minúscula.

Assim que você pressiona o dedo sobre a tela, a corrente elétrica presente entre as duas camadas sofre uma variação e executa o comando. Já as telas “capacitivas” possuem apenas uma camada dessas, sendo que a corrente elétrica do próprio dedo humano é quem executa o comando – necessitando assim de um menor número de camadas na tela.

Câmera

Falando ainda na parte visível do tablet, a câmera é uma parte indispensável nesses dispositivos. A maioria ainda possui duas, uma frontal e outra traseira, e a qualidade delas depende muito do tipo de aparelho que você está comprando. O Samsung Galaxy Note 10.1, por exemplo, vem com câmera principal de 8 MP e câmera traseira de 2 MP.

Bateria

Assim como qualquer outro dispositivo, os tablets precisam de energia para funcionar. Então, é função da bateria dele armazenar e liberar a energia necessária para funcionar. A maioria dos tablets utilizam baterias de lítio e, se você está preocupado com ela “viciar”, fique tranquilo, elas são à prova disso.

Processador

O processador de um tablet é o seu coração. Não é à toa que o desempenho de um processador é medido pela quantidade de núcleos que ele possui. Quanto mais núcleos, mais capacidade ele tem de executar tarefas simultaneamente e poupar energia do seu aparelho.

Os processadores também se diferem quanto à sua arquitetura – ou seja – a forma como são construídos. Os principais modelos no mercado possuem a arquitetura ARM ou x86, mas com maior volume de aparelhos utilizando o primeiro modelo.

Acabamento

A “carcaça” que envolve o aparelho também é uma peça importante. Geralmente associada à estética dos tablets, um dispositivo pode vir com acabamento variando entre aço escovado ou, até mesmo, plástico.

Tags: