Qual a melhor idade para introduzir as crianças às redes sociais?

Muitos pais estão se perguntando qual é a melhor idade para introduzir seus filhos às redes sociais, por conta dos possíveis perigos da vida online.

Atualmente, quase 3/4 dos adultos on-line e até 95% dos adolescentes utilizam redes sociais. As inúmeras possibilidades das ferramentas sociais para criação de networking, branding e comunicação, é cada vez maior e por isso, muitos perguntam qual seria a idade ideal para introduzir a seu filho às redes sociais.

Alguns afirmam que 13 é a idade ideal. Uma vez que marca o ingresso oficial de um menino à adolescência, e corresponde à idade mínima estabelecida pelo COPPA – Children's Online Privacy Protection Act (Ato de Proteção da Privacidade de Crianças Online), que impõe restrições aos usuários de internet com menos de 13, causando a proibição da entrada dos mesmos por muitas redes sociais.

Entretanto, esta proibição é difícil de ser cumprida pelos sites. Sem contato humano ou extensa informação pessoal, as redes sociais só pedem que a pessoa interessada em participar da mesma afirme que tem mais de 13 anos.

Infelizmente, isto deixa sem resposta a pergunta original. Qual é a idade ideal para entrar nas redes sociais? Segundo a professora de psicologia social do London School of Economics, Sonia Livingstone, os pais ainda tem o controle da decisão. "Se os pais disserem 'Não, é muito jovem', as crianças escutarão," disse Livingstone na Convenção dos meios de comunicação de Oxford.

Continua sendo necessário, então, que os pais obtenham tanta informação como é possível a respeito dos riscos da internet e que compartilhem essa informação com seus filhos. Aqui estão algumas lições importantes para ensinar aos pequenos em seus primeiros passos no uso das redes sociais:

1. Crie uma senha segura

Inclua palavras na sorte ou inventadas, alguns números e não a dê a ninguém, tenha certeza de que ninguém sabe a resposta à pergunta de segurança.

2. Não compartilhe informação pessoal

Não publique fotos de sua casa e nunca compartilhe seu endereço ou escola com estranhos

3. Cuidado com links

Não faça clique em qualquer Link que apareça em um correio eletrônico sem autorização de seus pais. Da mesma forma, nunca visite um site de redes sociais sem ter que escrever o endereço do mesmo. Às vezes os links que parecem conduzir ao Facebook ou Twitter em realidade o levarão a um site falso que armazena sua informação.

4. Não fale com estranhos

Evite salas de bate papo, especialmente aquelas com vídeo e não responda a mensagens de gente que não conhece. Sobre tudo, nunca aceite se encontrar com um desconhecido em pessoa.

5. Seja pacífico

 Nunca inicie uma briga virtual e se você não gostar de alguém, ignore a pessoa. A informação que se coloca na rede pode ficar muito tempo depois de apagar ela.

6. Fale tudo para seus pais 

Se tiver feito um novo amigo ou um inimigo novo, fale para seus pais. Se tiver encontrado um novo site divertido, ou um estranho, conte para eles. Deixe eles lhe ajudar a estar seguro.

Além disso, os pais devem tomar estas precauções adicionais:

Aumente as configurações de privacidade – As redes sociais têm a opção de aplicar configurações de segurança mais fortes. Saiba como trocar a configuração para fazer que a informação de seu filho seja a mais segura possível.

Instale um antivírus – Os criminosos virtuais miram as redes sociais como Facebook porque contêm grande parte de sua informação pessoal. O PSafe Total para Windows e Mac oferece opções  para otimizar e proteger seu computador da melhor forma possível.