Quem são os brasileiros mais inovadores na tecnologia?

Conheça os brasileiros mais inovadores segundo o MIT

Os brasileiros mais inovadores do mundo da tecnologia foram divulgados este ano pela revista “MIT Technology Review”, ligada ao Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos. A publicação selecionou dez nomes. Muitos deles são empreendedores que fundaram startups de tecnologia, mas há também gente ligada a universidades e institutos de pesquisa.

Estar na lista é um privilégio para poucos. Mark Zuckerberg, do Facebook, por exemplo, já esteve nela, e também Sergey Brin, do Google. Confira quem são os dez brasileiros mais bem avaliados.

Vanessa Testoni

Doutora em Engenharia Elétrica pela Unicamp e funcionária do Instituto de Pesquisa da Samsung no Brasil, a talentosa de 34 anos desenvolve tecnologias para garantir a segurança dos meios de comunicação que são usados para transferir arquivos pela internet.

Lucas Strasburg

Aos 22 anos, o estudante de Engenharia Mecânica da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, projeta e fabrica próteses ortopédicas de baixo custo, feitas com plástico reciclado.

David Schlesinger

Médico formado pela USP e cofundador da empresa Mendelics, Schlesinger, 34 anos, criou um método para diagnóstico de doenças genéticas raras, como alguns tipos de câncer de mama e ovário, cardiomiopatias congênitas e imunodeficiências hereditárias.

Lorrana Scarpioni

Formada em Relações Públicas e em Direito, a jovem de 23 anos fundou a Bliive, rede social colaborativa que permite aos usuários trocar entre si serviços que vão de pintura a aulas de música. Já são mais de 15 mil usuários em 55 países.

Martin Restrepo

Cofundador da Editacuja, que criou um método de ensino por meio de dispositivos móveis, para melhorar a formação empresarial e acadêmica dos jovens. Aos 32 anos, ele é formado em Engenharia Eletrônica.

Guilherme Lichand

Economista, estudante de PhD em Harvard e cofundador da MGov, empresa de consultoria em políticas públicas. Criou um sistema para coletar e compartilhar dados sobre o clima por meio do celular para que agricultores tenham informações mais precisas e possam se antecipar aos impactos climáticos. Tem apenas 27 anos.

Wendell Coltro

Tem 34 anos e é pesquisador da Universidade Federal de Goiás. Ele desenvolveu uma tecnologia de baixo custo para fabricar papéis com reagentes que permitem análise de fluídos, como sangue.

Gustavo Caetano

CEO e fundador da empresa Samba Tech, que começou como distribuidora de jogos para celular, mas mudou de área e se tornou uma empresa de soluções de comunicação digital corporativa. Ele criou uma plataforma para a publicação de vídeos na web e um sistema de anúncios em vídeos.

Eduardo Bontempo

Formado em Administração de Empresas pela FGV e com MBA pelo MIT, o especialista em educação, de 30 anos, é cofundador da plataforma Geekie Lab, que já foi utilizada por 2,4 milhões de alunos no Brasil. O sistema identifica as necessidades educacionais de cada aluno e cria um plano de ensino personalizado.

Mario Adolfi

Aos 34 anos, é fundador da Kidopi, startup que desenvolveu o aplicativo HealthBI, que ajuda gestores de hospitais a acompanhar diferentes indicadores em tempo real para tomar a decisão correta. O sistema correlaciona, por exemplo, o número de leitos disponíveis e de internações agendadas, e foi eleito como o melhor software do Brasil na categoria saúde digital pela ONU.

Tags: