Saiba como fazer backup do seu antigo perfil no Orkut

A Google comunicou o encerramento das atividades do Orkut, aprenda a salvar seu perfil com fotos, scraps, depoimentos e suas postagens em comunidades.

Com o fim anunciado do Orkut, saiba como salvar seu perfil com fotos, scraps, depoimentos e postagens em comunidades

A Google comunicou o encerramento das atividades do Orkut para o dia 30 de setembro de 2014. Desde segunda-feira (dia 30/6) novos perfis de usuários não estão sendo mais aceitos. Os antigos podem exportar seus álbuns de fotos para o Google Plus (ou Google +), a rede social do Google. É possível inclusive salvar no computador do usuário o perfil do Orkut, scraps, depoimentos e postagens em comunidades através do Google Takeout.

Como exportar suas fotos do Orkut para o Google Plus

Em primeiro lugar, você deve ter ou criar uma conta no Google Plus. Depois deve estar logado em sua conta do Orkut e clicar aqui. Em seguida, seus álbuns aparecerão automaticamente. 

Como salvar seus arquivos do Orkut

Selecione os álbuns e clique na opção “Importar álbuns selecionados”. Após o carregamento o processo será concluído e suas imagens estarão armazenadas no Google Plus.

Como fazer backup do perfil Orkut no PC

Para fazer backup de seu perfil no Orkut e salvar os dados no seu computador, você deve estar logado na sua conta do Gmail, acessar a ferramenta Google Takeout e clicar na opção “Criar um arquivo”. 

Selecione o Orkut dentro da lista de produtos do Google.

Os arquivos serão salvos em .zip. Para escolher outro formato de arquivo clique na opção “Alterar” e selecione o arquivo de sua preferência.

Clique em “Criar arquivo” e, em seguida, em “Download”.

Após o download, o Google solicitará o seu login no Gmail. Pronto! O arquivo está a salvo no seu computador.

Arquivo online será criado para armazenar todas as comunidades públicas

O Google criará um arquivo com todas as comunidades públicas do Orkut disponível online a partir de 30 de setembro de 2014. Até lá, os usuários e proprietários poderão criar novos tópicos, comentar nos existentes e realizar pesquisas normalmente. Os membros também poderão excluir seus posts antigos que não queiram guardar no arquivo público no futuro.

Os usuários que desejam garantir que suas comunidades sejam inclusas no arquivo devem acessar a página de configurações da comunidade, clicar no link “Privacidade e Segurança” e selecionar a opção “Aberta – qualquer pessoa pode ver o conteúdo da comunidade”.

Em seguida, marque a opção “Mecanismos de pesquisa como o Google e usuários que não fazem parte do Orkut podem encontrar minha comunidade e seus tópicos” e salve.

Já quem não quiser seus dados inclusos deve realizar os mesmos procedimentos, mas deixar desmarcada a opção de permitir que sistemas de buscas encontrem a comunidade.

O ideal, segundo especialistas, é salvar seu álbum de fotos, scraps e depoimentos e, em seguida, excluir seu perfil por conta própria antes da data limite. Se a conta for removida pela rede social, todas as postagens serão excluídas.

Uma parte das comunidades permanecerá “congelada” como um memorial para preservar um pedaço importante da internet brasileira da última década. O Orkut fez história – foi a maior rede social do mundo até o ano de 2011. Realmente merece um museu online.

Tags: