SCiO – O app que monitora as calorias de seu alimento

Chega em breve ao mercado SCiO, o app que promete monitorar o consumo de calorias de seu usuário. App será compatível com Android e iOS.

Espectrômetro

App SCiO promete ser seu aliado na dieta

Pesquisadores israelenses criaram um aparelho que funciona como um espectrômetro de bolso, capaz de digitalizar materiais ou objetos físicos para descobrir uma grande variedade de informações. Dados relevantes sobre os nutrientes existentes em diferentes tipos de comida, saber se uma fruta está madura através da avaliação da sua casca, se o óleo de cozinha utilizado é de boa qualidade, além de informações sobre medicamentos, plantas e até análise de solo.

Espectroscopia de infravermelho

O SCiO funciona a partir do conceito de espectroscopia de infravermelho. Para utilizar o aparelho basta apontá-lo para um objeto a ser analisado. Em poucos segundos, o aplicativo do smartphone conectado receberá a leitura do espectrômetro, enviando-a para os servidores do SCiO. O objeto será analisado de acordo com informações contidas em um banco de dados de assinaturas espectrais cadastradas, exibindo as informações de uma maneira fácil de entender. Por sua vez, as informações fornecidas pelos usuários em todo o mundo poderão ajudar a completar o banco de dados de assinatura espectral.

A Consumer Physics, empresa responsável pelo Scio, vai oferecer versões compatíveis para Android e iPhone. A expectativa é para o desenvolvimento de uma plataforma onde terceiros possam criar suas próprias versões deste aplicativo. Os primeiros protótipos do SCiO serão lançados em outubro deste ano.

Também há outras empresas com projetos em andamento utilizando a tecnologia do espectrômetro portátil para monitorar calorias ingeridas e a ingestão nutricional através do suor do usuário.