Redes sociais que permitem anonimato fazem sucesso entre usuários

Fizemos uma seleção de aplicativos que são concorrentes do Secret. Confira e veja qual atende melhor seu desejo de anonimato!

Muitas pessoas deixam de postar o que realmente pensam nas redes sociais com medo do que familiares e amigos “iriam falar” de uma ou outra opinião mais polêmica. Nas redes sociais anônimas, isso não acontece. O sucesso desses ambientes virtuais se deve à liberdade que os internautas têm de publicar o que pensam, sem a aprovação ou desaprovação de ninguém.

Outro grande ponto positivo das redes sociais anônimas é permitir a liberdade de expressão a pessoas que vivem em países sob ditaduras militares ou ainda a grupos que desejam discutir assuntos delicados, como orientação ou abuso sexual.

Por outro lado, há pessoas e grupos que se aproveitam desse anonimato para agir de forma destrutiva e criminosa, abrindo espaço para a divulgação de racismo, cyberbullying, pornografia infantil e venda de drogas.

Conheça as redes sociais anônimas mais interessantes

Confide

Gratuito, disponível em Inglês para iPhone e Android

O software envia mensagens confidenciais e criptografadas, que se autodestroem após a leitura, sendo a prova até de screenshots. O aplicativo foi idealizado, segundo um dos criadores, o ex-executivo da AOL Jon Brod, para o uso profissional. Com ele, executivos podem conversar assuntos privados de forma sigilosa, sem deixar vestígio algum.

Assim que o usuário chega ao final da mensagem, ela é deletada automaticamente. O cadastro é realizado através de um e-mail e não por redes sociais. Para evitar screenshots, o aplicativo oculta completamente os textos, tornando-os bem complicados para a leitura: é preciso passar o dedo sobre as linhas, que desaparecem quando o usuário não está mais em contato com a tela. O Confide informa sobre tentativas de capturas de tela e notificações de leitura.

Com o apoio de alguns dos melhores investidores em empresas iniciantes do mundo, o Confide obteve destaque na imprensa: Fortune, Forbes, Bloomberg/BusinessWeek, The New York Times, Washington Post e outros. É utilizado em mais de 100 países.

Rumr

Gratuito, disponível em inglês para iPhone e Android

Este aplicativo de chat é um pouco diferente, pois cria conversas anônimas entre quem o usuário conhece. O serviço permite que o internauta abra salas, usando seus contatos, com até cem pessoas conversando ao mesmo tempo, identificadas apenas por uma cor aleatória, sem qualquer dica sobre quem seja.

A utilização do aplicativo ainda é duvidosa para muitos, mas seu criador, James Jerlecki, conta que teve a ideia ao ouvir que a irmã, professora numa escola, precisava de um canal privado de comunicação com os alunos para discutir assuntos que geram vergonha ou polêmica por parte dos estudantes.

Além disso, é possível brincar com os amigos, já que conversas com mais de quatro pessoas causam confusão em relação às identidades.

Secret

Disponível em português para iPhone e Android

O Secret é uma rede social anônima, criada por dois ex-funcionários do Google, David Byttow e Chrys Bader, com uma rede invisível de usuários. Ao instalar o aplicativo, a pessoa não fornece nenhum dado pessoal. As publicações são compartilhadas com pessoas da lista de contatos do usuário que também tenham o Secret instalado, mas sem a divulgação do nome. Os usuários veem apenas uma timeline em que o conteúdo de textos e as imagens, chamados de “segredos”, podem ser curtidos e comentados anonimamente.

Há também uma divisão da linha do tempo. O usuário visualiza um feed para quem está conectado em sua rede, mas também há a possibilidade de ver  conteúdo publicado por aqueles que não fazem parte de sua lista de contatos.

Whisper

Gratuito, disponível em português para iPhone e Android

Na mesma linha, a rede social Whisper (“cochicho”) promete privacidade, dentro de um ambiente em que o internauta pode se expressar de forma livre e sem pudor. Funciona assim: o usuário escolhe uma foto, escreve a legenda (que pode ter a ver ou não com a imagem) e envia o conteúdo sem se identificar. O mais interessante, lógico, é bisbilhotar a vida alheia, mesmo sabendo que muitas daquelas informações podem não ser verdadeiras.

No Whisper, a comunidade pode “curtir” o conteúdo usando um coração, responder (também com imagem e legenda) e até mesmo encaminhar uma mensagem direta a outros usuários. Apesar de o uso ser anônimo, essa interação exige a criação de uma conta (com nome e senha).

O aplicativo também pode, se o usuário quiser, identificar a região onde foi realizada a postagem. A localização permite selecionar os posts das proximidades (Brasil, no caso), revelando conteúdo em português. Esse recurso facilita o uso entre aqueles que não falam inglês, que é a língua dominante das postagens.